Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
FENOLOGIA DE UMA POPULAÇÃO DE COPAÍBA NUMA REGIÃO DO MUNICÍPIO DE MUCAJAÍ, RR
Jane Maria Franco de Oliveira 1
Isaac Moura dos Santos 2
Dalton Roberto Schwengber 1
Otoniel Ribeiro Duarte 1
Mahedy Araújo Bastos Passos 3
1. Eng.Agr. Pesquisadora Embrapa Roraima. e-mail: jane@cpafrr.embrapa.br
2. Biólogo, Prefeitura Municipal de Boa Vista.
3. Eng.Agr. Pesquisador Embrapa Roraima. e-mail: dalton@cpafrr.embrapa.br
4. Eng.Agr. Pesquisador Embrapa Roraima. e-mail: otoniel@cpafrr.embrapa.br
5. Bióloga, Doutoranda Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
INTRODUÇÃO:
O gênero Copaifera (Leguminosae) ocorre nas regiões tropicais dos continentes americano e africano. No Brasil ocorrem 28 espécies, sendo que apenas nove são encontradas na Amazônia. As espécies, arbustos ou árvores, produzem produtos de importante valor econômico, sendo o óleo-resina utilizado principalmente na produção de medicamentos, cosméticos e perfumes. A fenologia, que relaciona os eventos periódicos do ciclo de vida de espécies vegetais com as condições ambientais, pode ser utilizada como referencial para a exploração racional dos recursos naturais de uma região. Este trabalho tem objetivo de identificar a ocorrência das fenofases (mudança foliar, floração e frutificação) de uma população de copaíba em Roraima.
METODOLOGIA:
Avaliaram-se dezenove indivíduos adultos, com DAP≥ 30 cm, de uma população natural localizada em área de floresta de transição, no município de Mucajaí, Roraima. Os indivíduos selecionados foram georreferenciados, marcados com tinta e numerados com etiquetas metálicas. O clima da região é classificado como Aw (Köppen), com período seco de 4 meses ao ano (dezembro a março). As observações fenológicas na população em estudo foram realizadas a cada quinze dias no período de fevereiro de 2006 a dezembro de 2008. As avaliações de campo consistiram de anotações das seguintes fenofases: mudança foliar verificada através de presença de folhas novas, maduras e queda das mesmas; floração identificada pela presença de botões florais e flores e frutificação com presença de frutos novos, frutos maduros e queda de frutos. A análise dos dados coletados consistiu no cálculo da percentagem mensal dos indivíduos que apresentavam determinada fenofase.
RESULTADOS:
A presença de folhas novas apresentou-se, de maneira geral, de forma contínuada ao longo dos períodos estudados; o maior percentual de indivíduos com folhas novas ocorreu em diferentes períodos dos anos avaliados. A maior porcentagem de indivíduos com botões florais e flores ocorreu no período seco (agosto a setembro), nos três anos avaliados. Quanto à frutificação, os maiores índices de indivíduos apresentando frutos maduros e queda dos mesmos, ocorreram de novembro a janeiro, que se situam dentro do período da ocorrência de menores precipitações pluviométricas.
CONCLUSÃO:
A população de copaíba, avaliada neste estudo, apresentou variação na expressão das fenofases ao longo do ano.
Instituição de Fomento: Embrapa
Palavras-chave: frutificação, floração, Copaifera pubiflora.