Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 5. Psicologia da Saúde
PSICÓLOGO NO SERVIÇO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NO MUNICIPIO DE BOA VISTA1.
Maysa da Silva de Oliveira, 2
Juliana Cavalcante do Vale, 2
Maria Edilânia da Almeida Mangueira, 2
Lídia Mattos Chagas, 2
Tatiana Saldanha de Oliveira. 3
1. UFRR (Universidade Federal de Roraima)
2. Acadêmica do curso de Psicologia da UFRR.
3. Professora Mestre no curso de Psicologia da UFRR - Orientadora.
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa teve como objetivo apreender a atuação do profissional psicólogo atuante no Serviço de Enfrentamento à Violência Contra a Criança e ao Adolescente (SEV) no município Boa Vista - Roraima, tendo como referência as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia no documento Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e suas Famílias: referências para a atuação do psicólogo do Centro Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).
METODOLOGIA:
Essa investigação trata-se de um estudo de cunho qualitativo, tendo como referência as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia no CREPOP. Desta forma a coleta de dados se deu através de uma entrevista semi-estruturada elaborada especificamente para atender aos requisitos deste estudo, com um dos psicólogos que atuam no SEV na cidade de Boa Vista- Roraima.
RESULTADOS:
No que se refere à atuação profissional, a análise e interpretação dos dados permitiu observar que a conduta psicológica aparece em consonância com as orientações do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) assim como as modalidades de atendimento, trabalho multiprofissional e interdisciplinar e tipo de intervenção realizada nos atendimentos do público alvo. Entretanto foram percebidos aspectos não condizentes com as orientações estabelecidas pelo CREPOP, um descompasso eminente residiu na questão referente ao atendimento psicossocial terapêutico de caráter emergencial (característico do serviço) e a psicoterapia contínua (oferecida pela rede de saúde com objetivos e direcionamento próprio). O que caracteriza esse descompasso essencialmente é a compreensão e a delimitação da atuação profissional no que se refere respectivamente ao caráter psicossocial do primeiro e o caráter psicoterapêutico do segundo. Referente a seu posicionamento frente às condições de trabalho, a psicóloga demonstrou conhecer as limitações do seu ambiente, no entanto o seu discurso expressava interesse e disponibilidade em desenvolver o trabalho independente das dificuldades externas.
CONCLUSÃO:
De maneira geral, percebeu-se a adoção de uma postura adequada e uma prática profissional fundamentada nos conhecimentos específicos relacionados a essa área de atuação. Nesse sentido, pôde-se observar a importância do serviço neste atendimento, intervindo na realidade vividas pelos que buscam apoio neste serviço e na busca de amparo aos indivíduos aos quais tenham experienciado situações traumáticas de violência.
Palavras-chave: Atuação, Vitimas, CREPOP.