Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
EFEITO DA VENTILAÇÃO DO FRASCO E DA CONCENTRAÇÃO DE SACAROSE NO TEOR DE CLOROFILA EM PLÃNTULAS DE ABACAXI CULTIVADAS IN VITRO1
Patrícia dos Santos Mendes 1
Flávia Antunes 2
Wellington Farias Araújo 3
Deyse Cristina Oliveira da Silva 4
Marcio Akira Couceiro 5
1. Bolsista do programa de iniciação científica (PIC)-CNPq,UFRR, agronomia
2. Pesquisadora PRODOC-CAPES, UFRR
3. Professor da UFRR
4. Bolsista do programa de iniciação científica (PIC)-CNPq, UFRR, agronomia
5. Professor da UFRR email
INTRODUÇÃO:
A expansão da cultura do abacaxi (Ananas comosus) no Estado de Roraima não está acompanhada da melhoria das técnicas de produção de mudas e de manejo da cultura. Uma alternativa para produção de mudas de qualidade é a utilização de sistemas de propagação in vitro. Porém, o ambiente do cultivo convencional in vitro (heterotrófico e fotomixotrófico) é diferente do ambiente externo e comumente a razão de distúrbios fisiológicos e morfológicos na planta. Estudos comprovaram com o aumento no crescimento, desenvolvimento e na porcentagem de sobrevivência das plantas relacionadas com o aumento da ventilação dos frascos de cultivo. Isto se dá porque a cultura clorofilada pode desenvolver-se vigorosamente em meio sem adição de açúcar, pelo aumento de CO2 no frasco e melhora do ambiente in vitro, promovendo a fotossíntese, transpiração e absorção de nutrientes inorgânicos do meio de cultura. O presente trabalho visou aumentar o número de trocas de ar do frasco com o ambiente e diminuir a concentração de sacarose no meio de cultura para o aumento do teor de clorofila das plântulas in vitro.
METODOLOGIA:
Gemas provenientes de filhotes de abacaxizeiro, cultivar Perolera, foram desinfestadas e inoculadas em meio MURASHIGE & SKOOG (MS) acrescido com 7,0 mg.L-¹ benzilaminopurina (BAP). Para os experimentos, plântulas foram transferidas para meio MS líquido (BAP 1,0 mg.L-¹ e ácido naftalenacetico (ANA) 0,25 mg.L-1). Os tratamentos consistiram no fatorial de três concentrações de sacarose (0, 15, e 30 g.L-1) e três condições de ventilação do frasco: frasco sem filtro e sem ventilação, frasco com filtros em prateleiras sem ventiladores e frascos com filtro em prateleiras com ventiladores. O teor de clorofila foi medido após 30 dias de cultivo in vitro com o Clorofilometro (modelo CFL1030, Falker LTDA., Brasil).
RESULTADOS:
O maior teor de clorofila a, b e total (44,8; 15,3 e 60,1) foi obtido em folhas de plântulas cultivadas em frascos com filtros e submetidas à ventilação sem sacarose no meio de cultura. Plântulas cultivadas em frascos com filtros e ventilação apresentaram maiores teores (acima de 15%) de clorofila comparados às plântulas cultivadas em frascos sem filtros e ventilação. Com o uso de filtros e ventiladores, o número de trocas de ar entre o frasco e o ambiente aumenta mantendo a concentração de CO2 durante o fotoperíodo mais próximo da concentração externa. Desta forma, a disponibilidade de CO2 para fotossíntese é maior beneficiando a síntese de clorofila e o desenvolvimento do aparelho fotossintético.
CONCLUSÃO:
A ventilação dos frascos estimulou o teor de clorofila e conseqüentemente o crescimento das plântulas de abacaxi, sendo possível a redução de sacarose do meio de cultivo, sem afetar a qualidade das plântulas.
Palavras-chave: dióxido de carbono, fruticultura, micropropagação.