Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
PRODUÇÃO BIOLÓGICA TOTAL E MASSA SECA DE BRIZANTÃO (Brachiaria brizanta cv Marandu) EM SISTEMA DE PLANTIO CONVENCIONAL USANDO QUATRO DOSES DE CALCÁRIO E CINCO DE POTÁSSIO
Mayra Pires Mateus 1
Valdinar Ferreira Melo 2
Sandra Cátia Pereira Uchôa 3
Raphael Henrique da Silva Siqueira 4
Guilherme Locatelli 5
1. Acadêmica de Agronomia da UFRR
2. Prof. Dr., Depto. de Solos e Engenharia Agrícola da UFRR, orientador
3. Profª Dra. Depto. de Solos e Engenharia Agrícola da UFRR
4. Acadêmico de Agronomia da UFRR, bolsista PIBIC/CNPq
5. Acadêmico de Agronomia da UFRR
INTRODUÇÃO:
O manejo adequado da adubação nas pastagens é requisito fundamental para manter a sustentabilidade do pasto de gramíneas tropicais como a Brachiaria. A baixa disponibilidade de nutrientes nos solos tropicais interfere diretamente na produção e na qualidade da forragem.
A aplicação de fertilizantes, sem um conhecimento prévio das características físicas e químicas do solo, que determinam a forma de aplicação e a magnitude das doses, pode acarretar desbalanço dos nutrientes e perdas por lixiviação, volatilização ou fixação. Especificamente para o macronutriente potássio pode haver, ainda, efeito salino, perdas por lixiviação, desbalanço na relação K:Ca:Mg, e o deslocamento do alumínio para a solução do solo, com efeito fitotóxico.
Objetivou-se, com este estudo, avaliar a Produção biológica total e a massa seca de Brachiaria brizanta cv Marandu (Brizantão), cultivado com a combinação de doses de calcário e potássio (K).
METODOLOGIA:
O experimento foi implantado no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima, em Latossolo Amarelo Distrófico, o esquema fatorial utilizado foi o de parcelas subdivididas com 2 repetições, compostas por quatro doses de Calcário (1,2,3 e 4 t ha-1) como tratamento primário e cinco doses de potássio (40, 80, 140, 180 e 260 kg ha-1) como tratamento secundário, perfazendo o total de 20 tratamentos. As variáveis analisadas foram Produção Biológica Total (PBT) e Massa Seca (MS). Para análise da PBT e MS foi utilizado o método do quadrado que consistiu de lançar ao acaso um quadrado de 1m2 sobre a forragem, depois foi feito o corte para pesagem e determinação da PBT e, também ao acaso foi retirado uma sub-amostra para determinação de MS.
Foi realizada análise de variância a 5% de significância no software estatístico SISVAR.
RESULTADOS:
Produção Biológica Total (PBT) apresentou interação significativa entre as doses de calcário e as doses de potássio então foram feitas análises de regressão da variável. A regressão não foi significativa para doses de Potássio(K) dentro das doses de Calcário quando feito o desdobramento das regressões, no entanto quando analisado o desdobramento de PBT com as doses de calcário dentro das doses de K as regressões se mostraram significativas para as doses de 40 e 80 kg ha-1 de K.
Para as doses de 40 e 80 kg ha-1 de K a regressão apresentou-se significativa para o modelo de equação linear. Tendo na dose de 40 kg ha-1 maior PBT de 22,4 t ha-1 na dose de quatro toneladas por hectare de calcário, e menor PBT de 14,65 t ha-1 na dose de uma tonelada por hectare.
Para a dose de 80 kg ha-1 a maior e a menor PBT foram de 38 e 29,5 t ha-1 respectivamente nas doses de quatro e uma toneladas por hectare de calcário.
Para MS não houve diferenças significativas para nenhum dos efeitos.
CONCLUSÃO:
Na dose de 80 kg ha-1 de potássio houve maior rendimento da PBT (38 t ha-1) dentro das doses que se mostraram significativas na regressão.
A massa seca não variou de acordo com as doses de calcário e potássio estudadas.
Instituição de Fomento: CNPq e FEMACT
Palavras-chave: adubação, cobertura vegetal, savana.