Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
LEVANTAMENTO DAS FAMÍLIAS COLETADAS NA FAZENDA BAMERINDUS E DEPOSITADAS NO HERBÁRIO UFRR
Edmar da Silva Prado 1
Laylah Roberta Barbosa Pereira 2
Marcos José Salgado Vital 3
Suelen Cristina Barbosa Belo 4
Albanita de Jesus Rodrigues da Silva 5
1. Graduando do Curso de Ciências Biológicas - UFRR
2. Graduanda do Curso de Ciências Biológicas – UFRR
3. Professor Doutor em Microbiologia Industrial - CBio -UFRR
4. Mestranda do Programa de Recursos Naturais da UFRR
5. Professora Doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos do CBio - UFRR
INTRODUÇÃO:
Para a realização de inúmeros estudos botânicos faz-se necessário um conhecimento prévio sobre a área de estudo e de seus espécimes vegetais e sua representatividade local. Para auxiliar nesta sondagem que antecede o estudo, os herbários precisam manter seu banco de dados constantemente atualizado, para facilitar e viabilizar este tipo de dados aos pesquisadores, sem que os mesmos tenham que iniciar seus trabalhos para só depois diagnosticarem se os espécimes vegetais alvo de seu estudo estão presentes ou não no local escolhido.
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi realizado no Herbário UFRR, da Universidade Federal de Roraima, e teve como objetivo fazer o levantamento de dados das coletas realizadas na Fazenda Bamerindus, localizada na cidade Boa Vista, no estado de Roraima, e depositadas no herbário supracitado. Inicialmente foi realizada a verificação e contagem das exsicatas depositadas no Herbário UFRR, posteriormente foram quantificadas as coletas e confrontadas com o arquivo Botanical Research And Herbarium Management Sistem – BRHAMS (Filer, 1996) atual do herbário, onde se pôde determinar se as mesmas constavam-se registradas com a numeração do mesmo.
RESULTADOS:
Após terem sido organizados os dados em tabelas foram determinados a representatividade vegetal da localidade, a quantidade de coletas realizadas, os principais coletores e os respectivos anos de maior incidência de coletas. Constam 215 exsicatas coletadas na área da Fazenda Bamerindus, destas 205 constam no BRHAMS, e 10 não apresentam numeração do mesmo arquivo. Dentre as Famílias encontradas a Caesalpineaceae foi a mais representativa com 21 exsicatas, espécimes não identificados com 16 exsicatas, Fabaceae com 15, Bignoniaceae com 14, Melastomataceae com 13 e Mimosaceae com 12. Foi determinado que apenas cinco coletores depositaram material no herbário, onde os dois mais expressivos foram Pessoni, L.A. com 119 exsicatas, correspondendo a 55% do acervo atual para área, e Silva, A.J.R. com 34 exsicatas correspondente a 16%. As coletas realizadas no local foram realizadas nos anos de 2002, 2003 e 2004. Em 2002 obteve-se o maior número de produção de material botânico, concentrando um total de 179 exsicatas, correspondente a 83% das coletas realizadas no local. Nos dois anos conseguintes foram produzidas apenas 26 exsicatas na localidade, sendo 13 em 2003 e 13 em 2004. No entanto, dez exsicatas não apresentaram registro das datas de coletas.
CONCLUSÃO:
Através de tais resultados constata-se que a referida área necessita de mais atividades de campo sistemáticas para determinar se as verificações realizadas em anos anteriores sofreram modificações, tendo em vista que grande parte do material foi coletado e preparado há oito anos. Desta forma poderá ser traçada uma comparação sobre possíveis impactos ambientais no local e a verificação atual da representatividade vegetal da Fazenda Bamerindus.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Palavras-chave: Botanical Research And Herbarium Management Sistem, diagnóstico, exsicata.