Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
UMA GESTÃO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR TÉCNICO ADMINISTRATIVO DA UFRR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Simone Ruiz Lima 1
Rejane Lanius Boyle 2
1. Aluna do curso de Especialização em Gestão de RH da FARES
2. Coordenadora e Profª. Esp. do curso de Especialização em Gestão de RH da FARES
INTRODUÇÃO:
Com os avanços tecnológicos e as grandes transformações da economia e da sociedade, foi surgindo a necessidade de um novo profissional do serviço público, que esteja atento a estas transformações, com um ímpeto de busca de conhecimento e informação. Entretanto, não basta termos profissionais direcionados ao crescimento se não tivermos uma gestão que viabilize a capacitação, uma gestão de pessoas que engloba o crescimento da instituição pública aliada ao crescimento de seus profissionais. Com isso a pesquisa teve como objetivo estabelecer a relação entre a quantidade de servidores públicos a qualidade no seu atendimento e a demanda oriunda da expansão da UFRR após 21 anos de trabalho acadêmico no estado. Atualmente a Instituição possui 273 técnico-administrativos e 446 professores que atuam em três campi. O crescimento contínuo, desde sua fundação em 1989 trouxe à UFRR disposição multicampi viabilizando uma atuação descentralizada. No tripé das Instituições de Ensino Superior a UFRR dispõe de 10 núcleos de pesquisa, 10 centros, 34 cursos de graduação, 5 programas de mestrado, diversas atividades de extensão, entre outros serviços que compõem o universo acadêmico.
METODOLOGIA:
Neste sentido, foram utilizados como procedimentos para coleta de dados a entrevista com servidores técnicos administrativos que responderam por escrito as questionário sem que houvesse a intervenção do pesquisador, a busca em acervo bibliográfico na própria biblioteca da instituição –UFRR e em folders de divulgação que apresentavam dados relevantes para o início da pesquisa, foram também utilizadas as histórias contadas por professores que fundaram a instituição divulgadas na página eletrônica da instituição.
RESULTADOS:
Após as discussões estabelecidas confrontando os dados apreciados nas entrevistas e os dados bibliográficos, fica evidente a necessidade da qualificação dos servidores frente à expansão da instituição, bem como o aumento no quantitativo para viabilizar uma sustentação técnica para desenvolvimento do ensino , pesquisa e extensão. Além destes resultados, percebemos o desejo da qualificação por 75% dos entrevistados, o qual fortalece a certeza de que profissionais bem qualificados oferecem serviços de melhor qualidade. Outro aspecto identificado, foi que 90% dos entrevistados não obtiveram nenhum tipo de treinamento ou curso inicial para desenvolvimento das suas funções o que facilitaria o exercício da atividade. O estudo e a reflexão sobre a capacitação na UFRR dos servidores técnico administrativos é uma possibilidade de crescimento da qualidade do serviço prestado, viabilizando profissionais que atendam as novas demandas de tecnologia e de competência no serviço público.
CONCLUSÃO:
Portanto, é relevante ressaltar a importância da gestão pública, na era do conhecimento e da informação influenciando num pensamento coletivo de busca e crescimento intelectual culminando no desenvolvimento da engrenagem da Instituição que são seus servidores técnico-administrativos.
Palavras-chave: capacitação, profissional, serviço público.