Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
ESTABELECIMENTO IN VITRO DE EXPLANTES DE ABACAXI
Patrícia dos Santos Mendes 1
Flávia Antunes 2
Wellington Farias Araújo 3
Deyse Cristina Oliveira da Silva 4
Marcio Akira Couceiro 5
1. Bolsista do programa de iniciação científica (PIC)-CNPq,UFRR, agronomia
2. Pesquisadora PRODOC-CAPES, UFRR
3. Professor da UFRR
4. Bolsista do programa de iniciação científica (PIC)-CNPq, UFRR, agronomia
5. Professor da UFRR email
INTRODUÇÃO:
A expansão da cultura do abacaxi (Ananas comosus) no Estado de Roraima não está acompanhada da melhoria das técnicas de produção de mudas e de manejo da cultura. Uma alternativa para produção de mudas de qualidade é a utilização de sistemas de propagação in vitro. O presente trabalho teve como objetivo o estabelecimento in vitro de abacaxi através de diferentes segmentos meristemáticos da planta em diferentes concentrações de benzilaminopurina.
METODOLOGIA:
Para o estabelecimento in vitro foram utilizadas partes (gemas) de abacaxizeiro, cultivar Perolera, desinfestadas e inoculadas em meio MURASHIGE e SKOOG (MS). Os tratamentos consistiram no fatorial de quatro tipos de explantes: gema da planta, gema do filhote, folhas do filhote e gema da coroa do fruto e três concentrações de benzilaminopurina (BAP): 0,0; 3,0; 7,0 mg L-¹. As variáveis avaliadas foram: adaptado (vivo esverdeado), não adaptado (vivo branco) e necrose. Os resultados obtidos foram avaliados por meio de médias e porcentagem.
RESULTADOS:
Os melhores resultados foram obtidos em MS acrescido com concentrações de BAP 3,0 mg L-¹ e 7,0 mg L-¹ com explantes da gema do filhote e, das folhas do filhote. Os valores dos explantes não adaptados foram maiores em gemas da planta para todas as concentrações de BAP. A necrose ocorreu em maiores porcentagens (90%) na gema da coroa do fruto para todas as concentrações de BAP. O aumento da concentração de BAP de 3,0 mg L-¹ para 7,0 mg L-¹ promoveu maiores porcentagens de explantes adaptados para todos os tratamentos. Em relação aos adaptados o aumento da concentração de BAP estimulou o estabelecimento das gemas do filhote (80%) e das folhas do filhote (80%) e não houve estabelecimento das gemas da planta e da coroa do fruto.
CONCLUSÃO:
O aumento da concentração de BAP promoveu o estabelecimento dos explantes em meio de cultura, sendo recomendado, devido ao potencial do meristema, para a inoculação do abacaxi a utilização de gemas do filhote em meio MS acrescidos com BAP 7,0 mg L-¹.
Instituição de Fomento: Projeto desenvolvido na Biofábrica da Universidade Federal de Roraima (UFRR), BR174, Km 12, s/n, Campus do Cauamé, Boa Vista-RR, Brasil, 69301-970
Palavras-chave: fitormônios, fruticultura, micropropagação.