Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 2. Botânica Aplicada
INFLUÊNCIA DOS FATORES AMBIENTAIS NA INTENSIDADE DOS METABOLITOS SECUNDÁRIOS E AÇÃO BIOLÓGICA DO EXTRATO ETANÓLICO DA RYNCHANTHERA GRANDIFLORA (AUBL.) DC. (MELASTOMATACEAE)
Giordano Sobral de Almeida 1
Francisco das Chagas Nascimento 2
Marcos José Salgado Vital 3
Semiramys Moreira Silva 4
Laylah Roberta Barbosa Pereira 5
Albanita de Jesus Rodrigues da Silva 6
1. Graduando do Curso de Ciências Biológicas - UFRR
2. Prof. Dr. do Centro de Ciências Tecnológicas do Departamento de Química - UFRR
3. Prof. Dr do Centro de Estudos da Biodiversidade - UFRR
4. MSc. Técnica do Laboratório de Solos do Centro de Ciências Agrárias - UFRR
5. Graduanda do Curso de Ciências Biológicas - UFRR
6. Profª. Drª. do Centro de Estudos da Biodiversidade - UFRR - Orientador
INTRODUÇÃO:
A produção de metabolitos secundários observados em plantas medicinais funciona como reflexo das variações ambientais, constituindo uma importante ferramenta evolutiva; a farmacologia está muitas vezes relacionada com as interferências do ambiente frente à produção de polifenólicos, as populações respondem conforme influências externas, como por exemplo: interações de pragas, nutrientes, pH do solo e o ciclo circadiano. A família Melastomataceae é caracterizada pela presença de compostos polifenólicos, e que as espécies do gênero Rhynchanthera (Aubl.) DC. são empregadas para o tratamento da tosse e como expectorante alem de minimizar a inflamação bronquial, com a utilização do infuso das folhas, para bronquite e pneumonia pela população.O objetivo do estudo foi observar a interferência ambiental em relação aos metabólitos secundários, bem como o potencial biológico da Rhynchanthera grandiflora (Aubl.) DC.
METODOLOGIA:
Inicialmente houve a delimitação dos pontos de observação, tomadas dos dados do microclima quanto à temperatura e umidade do ar, medição da temperatura do solo e coleta do mesmo para análise de umidade atual, porosidade e densidade do solo e da partícula, durante o período seco e chuvoso. O extrato bruto etanólico foi diluído em DMSO (dimetil sulfóxido), nas concentrações de 10 mg/mL, 20 mg/mL e 30 mg/mL em discos estéreis nas colônias das bactérias em foco, realizando duas repetições com choque térmico e sem choque térmico.
RESULTADOS:
o pH do solo apresentou valores de 5,92 no ponto 01 e 5,79 no ponto 02 caracterizando um solo fracamente ácido,a umidade do solo observada mostrou que no período de seca o ponto 15 foi mais elevado com 27,03% e durante período de chuva o ponto 03 com 23,95%, fato este detectado por efeito do longo período de estiagem, contudo os dados frente a radiação UV que mostrou os valores de 1171 lux durante período de seca e 254 lux durante período de chuva e umidade do ar com 44% no período de seca e 63% no período de chuva que correspondem as expectativas em relação aos períodos de coleta. Outro fato relevante é que no período de estiagem apresentou uma maior intensidade de flavonóides indicado pelos testes fotoquímicos, o extrato concentrado das partes aéreas de R. grandiflora (Aubl.) DC coletadas no período de seca revelaram resultados positivos quanto sua atividade biológica, foram semeadas bactérias Gram-positivas: Staphylococcus aureus Rosembach, Serratia marcencis Bizio, e Gram-negativa, neste caso a Escherichia coliMigula Castelani & Chlamers; Os resultados obtidos demonstram que, a atividade antibiótica foi mais intensa para bactérias Gram-positiva,
CONCLUSÃO:
Confrontando os dados estudados do ambiente com os do teste microbiológico e químicos, provavelmente os resultados relacionados à ação antimicrobiana apresentaram-se mais atenuados devido ao constante estado de estresse sofrido pela população de R. grandiflora (Aubl.) DC no período da seca.
Instituição de Fomento: UFRR
Palavras-chave: ervas medicinais, polifenólicos, variações ambientais.