Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
OCORRÊNCIA DE FERRUGEM POLISSORA (Puccina Polyssora) NO ESTADO DE RORAIMA/BRASIL.
Hugo Falkyner da Silva Bandeira 1
Anderson Strucker 1
Luciana Baú Trassato 1
Jefferson Fernandes do Nascimento 2
1. Acadêmico do Curso de Graduação em Agronomia da UFRR (Bolsista PET-AGRO).
2. Eng. Agr. Prof Dr. Departamento de fitotecnia de Agronomia da UFRR, orientador
INTRODUÇÃO:
A ferrugem Polissora, causada pelo fungo Puccina polyssora Underw. é considerada a mais destrutiva das ferrugens que afetam a cultura do milho. Tem sido relatada em muitas áreas tropicais e subtropicais do mundo onde se cultiva o milho e é particularmente bem adaptada a ambientes onde prevalecem temperatura e umidade elevadas. P. polyssora tem sido considerada de grande importância nas regiões topicais do Brasil, predominando em regiões abaixo de 700 metros de altitude em semeadura a partir de Outubro. O objetivo do trabalho foi identificar o agente etiológico da doença nas folhas de milho.
METODOLOGIA:
Amostras de folhas do hibrido BM 3061 naturalmente infectadas provenientes de experimento de competição de híbridos de milho, na safra de 2009 no município de Boa Vista-RR foram analisadas no laboratório de fitopatologia Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima. A partir das pústulas, presentes nas faces da folha, estruturas do patógeno foram transferidas, com o auxilio de uma pinça, para uma lâmina contendo uma gota de corante azul de algodão e recoberta com uma lamínula. Em seguida, a lâmina foi observada ao microscópio com aumento de 40X.
RESULTADOS:
Na observação visual das folhas, notou-se a presença de regiões cloróticas com pústulas de cor marrom, circulares a ovais, densamente distribuídas em ambas as superfícies das folhas, na grande maioria cobertas pela epiderme. Com a observação mediante ao microscópio constatou-se a presença de urediniosporos de cor amarelo-dourado, com forma elipsoidal a ovóide, medindo de 20-29 X 29-40 µm.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que com base nas estruturas morfológicas observadas, este é o primeiro relato da doença no Estado de Roraima.
Palavras-chave: agente etiológico , doença fungica, Zea mays.