Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
AVALIAÇÃO DE KIT TÉCNICO EM LABORATÓRIO PARA UTILIZACÃO EM CAMPO: ANÁLISE EM AMOSTRAS DE SOLOS
Juciel Silva Souza 1
Deysiane Hosana Silva e Silva 1
Rita de Cássia Pompeu de Sousa 2
1. Graduando em Química, Universidade Estadual de Roraima-UERR
2. Lic. em Química-Gestora de Laboratórios, Embrapa-Roraima. rita@cpafrr.embrapa.br
INTRODUÇÃO:
Atualmente os kits técnicos por propiciarem resultados mais rápidos e de baixo custo do que em laboratório têm sido utilizados com freqüência pelas universidades, centros de pesquisa, institutos e ONGs para realização de atividades pratica em campo relativo ao controle da qualidade e preservação dos recursos naturais e como indicativos para estudos e monitoramento da água, solo, ar, entre outros. Os kits geralmente são compostos de frascos, reagentes, manual de instruções, entre outros materiais. No manual de instruções constam os procedimentos para o uso e aplicação em campo. A principio, o usuário considera que seguindo o manual de instruções e possível realizar as analises em campo. No entanto, na pratica observou-se que seguindo somente o manual de instrução não e possível realizar analises sem o auxilio de um profissional de laboratório. Assim, considerando essa problemática, este trabalho teve por objetivo avaliar todos componentes do kit técnico realizando as analises em laboratório para verificação de possíveis dificuldades de aplicação e uso em campo de forma precisa e segura.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado no laboratório de resíduos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, localizada em Boa Vista Roraima. A metodologia aplicada inicialmente foi à leitura criteriosa do manual de instruções do kit técnico, em seguida para cada procedimento de extração e análise proposto no manual foi feita a separação do material a ser utilizado, em sacos apropriados para esse tipo de tarefa e identificado cada tipo de análise e acondicionados em locais apropriados. Posteriormente, foram registrados em fotografias os materiais e reagentes organizados. Realizou-se a extração e análises das amostras seguindo as orientações do manual de instruções, alterando quando necessário à seqüência dos procedimentos proposto no manual.
RESULTADOS:
Na avaliação dos componentes do kit técnico em laboratório constatou-se que no manual de instruções não estão incluídos alguns procedimentos preliminares, para sua aplicação e uso de forma adequada, podendo assim causar a invalidade dos resultados nas amostras analisadas. O manual apresenta também deficiências em alguns procedimentos propostos, tais como descrição esclarecedora de forma que possibilitem a identificação e utilização dos materiais e reagentes. Alguns dos reagentes podem apresentar alguma periculosidade. Não consta procedimento para a coleta e destinação dos resíduos gerados.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que há necessidade de adaptação metodológica de alguns procedimentos do manual de instruções para que estagiários, professores e outros profissionais possam utilizar o kit técnico de forma precisa e segura nas analises em campo.
Instituição de Fomento: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Roraima)
Palavras-chave: manual de instruções, monitoramento, atividades práticas.