Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenhar - 2. Manejo Florestal
EFEITO DO CORTE DE CIPÓS SOBRE A FORMA DA COPA E A PRODUÇÃO DE SEMENTES DA CASTANHEIRA-DO-BRASIL (Bertholettia excelsa) QUATRO ANOS APÓS A SUA APLICAÇÃO
Annyere de Souza Torreyas 1
Hélio Tonini 2
1. Acadêmica do curso de graduação em agronomia da FARES, Bolsista CNPq
2. Doutor em Engenharia Florestal, pesquisador da Embrapa Roraima
INTRODUÇÃO:
Os cipós são plantas que começam suas vidas como terrestres, e ocorrem nas florestas em todo o mundo, porém alcançam sua maior abundância e diversidade nas florestas tropicais, onde exercem funções importantes no ecossistema. Entretanto, nas florestas manejadas para uso múltiplo os cipós podem dificultar a extração madeireira e reduzir a produção de frutos. Uma solução proposta para esse problema é o corte periódico dos cipós antes da extração. Este trabalho teve como objetivo, avaliar o efeito do corte de cipós sobre a produção de frutos e a forma da copa de árvores de castanha-do-brasil em florestas naturais de Roraima.
METODOLOGIA:
Foram instaladas duas parcelas permanentes de 9 ha em um castanhal localizado na região do Itã, no município de Caracarai. Em cada parcela permanente todas as árvores tiveram o diâmetro medido ao nível do DAP (1,30 m do solo), e as suas copas classificadas em relação a forma (1-circulo perfeito; 2-irregular; 3-meia copa; 4-pobre) e presença de cipós (1-sem; 2-até 25%; 3-25% a 75% e 4-acima de 75%). No total foram avaliadas 180 árvores. Em 2006 em uma parcela foi realizado o corte de cipós em todas as árvores (T1), sendo a outra parcela considerada como testemunha (sem corte de cipós). Para avaliar as diferenças entre a produção de sementes, a forma da copa e a presença de cipós, utilizou-se os testes t de Student, Games- Howel e o teste do qui-quadrado (χ2) para dados qualitativos.
RESULTADOS:
Quatro anos após a aplicação do corte de cipós, com exceção de 2008 (um ano após a aplicação do tratamento) não foram detectadas diferenças estatísticas significativas entre a produção média por árvore dos indivíduos adultos (DAP> 50 cm) entre os tratamentos, o que indicou possível efeito de alguma variável, possivelmente ambiental, ainda não estudada No entanto foi observada uma relação significativa entre a presença de cipós e a forma da copa (χ2=54,63;p=0,001) sendo a presença de cipós associada a má formação de copa.Na área com corte de cipós, após quatro anos da aplicação do tratamento silvicultural, 29,31% das árvores melhoram de classe de copa, 49,13% permaneceram na mesma classe e 21,55% pioraram de classe.
CONCLUSÃO:
Pode-se concluir que os ganhos em produção média por árvore obtidos pela aplicação do corte de cipós foram pequenos indicando ser de longo prazo. No entanto a prática promoveu melhora na forma da copa das árvores, o que indica ganhos futuros de produtividade.
Instituição de Fomento: Embrapa
Palavras-chave: Amazônia , manejo florestal, produtos florestais não madeireiros.