Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
EFEITO DO TIPO, TAMANHO E FITORREGULADOR NO ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE CAMU-CAMU ( Myrciaria dúbia (H.B.K.)
Jeysse Kelly Carvalho de Andrade 1
Auriane da Conceição Dutra da Silva 1
Cirano Cruz Melville 1
Mário Couquiti Kitamura 2
Edvan Alves Chagas 3
1. Bolsista PET-AGRO/ Discente do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Ror
2. Bolsista PET-AGRO/ Discente do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Ror
3. Bolsista PET-AGRO/ Discente do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Ror
4. Eng. Agr., D.Sc., Prof. do Departamento de Fitotecnia da UFRR, orientador do bol
5. Eng. Agr., D.Sc., Pesquisador Científico Embrapa Roraima, orientador do bol
INTRODUÇÃO:
O camu-camu ( Myrciaria dúbia (H.B.K.) McVaugh) tem despertado o interesse comercial das indústrias devido ao seu alto teor de ácido ascórbico (vitamina C), podendo efetivamente se tornar mais uma importante alternativa de exploração agrícola social e economicamente importante na região Amazônica. O objetivo deste trabalho foi viabilizar a propagação vegetativa de camu-camu através de estacas herbáceas e semilenhosas.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido em viveiro telado com 50% de luminosidade, sob irrigação por nebulização intermitente no CCA/UFRR. O delineamento experimental usado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x2x2, com 5 repetições. Os tratamentos foram: 2 tipos de estacas (herbáceas e semilenhosas), 2 comprimentos de estacas (10 e 20 cm) e 2 tratamentos sem e com Ácido Indolbutirico (AIB) na concentração de 1000 mg.L1 diluído em álcool à 50%. Cada unidade experimental foi constituída de 10 estacas. Os recipientes usados foram copos descartáveis de 250 ml e substrato de húmus de minhoca + serragem. As variáveis analisadas foram: estacas brotadas, número de brotos por estaca, aos 30 e 90 dias após o plantio. Aos 90 dias foram avaliados o comprimento dos brotos, estacas enraizadas, número de raízes/estaca, estacas calejadas, comprimento do sistema radicular. Foi feita a análise de variância usando o software Sisvar e as médias comparadas pelo Teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
Não houve efeito significativo para o fator com/sem fitorregulador para nenhuma das variáveis. Para os fatores tamanho e consistência, houve efeito significativo para as variáveis número de estacas brotadas e número de brotos por estaca. O maior índice de brotações foi obtido pelas estacas semilenhosas de 20 cm de comprimento, chegando a 80% de estacas brotadas, possivelmente devido a relação direta entre o tamanho da estaca com a maior disponibilidade de nutrientes armazenadas, o que contribui com o maior fornecimen­to de nutrientes para a formação de brotos e raízes. Não houve efeito significativo para as variáveis estacas enraizadas, estacas calejadas, comprimento do sistema radicular e número de raízes/estaca.
CONCLUSÃO:
O melhor resultado na produção de mudas de camu-camu via técnica de propagação por estaquia, é obtido utilizando estacas semilenhosas de 20 cm de comprimento.
Palavras-chave: Myrciaria dúbia, propagação, estacas.