Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
LEVANTAMENTO DA FAMÍLIA FABACEAE INCORPORADAS AO ACERVO DO HERBÁRIO UFRR
Laylah Roberta Barbosa Pereira 1
Edmar da Silva Prado 1
Leonardo da Silva Hartamnn 1
Suelen Cristina Barbosa Belo 2
Albanita de Jesus Rodrigues da Silva 3
1. Alunos de graduação do Curso de Ciências Biológicas da UFRR
2. Mestranda do Programa de Recursos Naturais da UFRR
3. Professora Doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos
INTRODUÇÃO:
Herbário é uma coleção de espécimes herborizada, montadas de forma especial, destinadas a servir como documentação da flora. O Herbário UFRR foi criado em 1997, vinculado ao Centro de Estudos da Biodiversidade da Universidade Federal de Roraima. A família Fabaceae possui uma ampla distribuição geográfica com cerca de 650 gêneros e aproximadamente 18000 espécies, representando uma das maiores famílias de Angiospermas e também uma das principais do ponto de vista econômico. No Brasil ocorrem cerca de 175 gêneros e 1500 espécies. A meta deste trabalho foi realizar um levantamento da família Fabaceae incorporadas ao acervo do Herbário UFRR.
METODOLOGIA:
Para realização deste trabalho foi feito um levantamento das exsicatas contidas nos armários e logo após os dados foram confrontados com um relatório de 2004.
RESULTADOS:
Neste Herbário estão incorporadas 1.979 exsicatas identificadas em nível de família, sendo que uma das famílias mais representativas é a família Fabaceae, com 43 exsicatas distribuídas em 15 gêneros. Os gêneros presentes no acervo deste herbário são: Swartzia, Clitoria, Stylosanthes, Machaerium, Dalbergia, Hymenolobium, Derris, Dipterix, Ormosia, Dioclea, Erythrina, Canavalia, Macroptilium, Bowdichia e Andira . Dos espécimes depositados, quase a metade está identificado até espécie.
CONCLUSÃO:
É de suma importância que a flora seja incorporada a Herbários, pois estes constituem uma poderosa ferramenta para o conhecimento sistemático e o entendimento das relações evolutivas e fitogeográficas da flora de uma determinada área, região ou continente. Permitem a documentação permanente da composição florística de áreas que se modificam ao longo do tempo, seja pela ação antrópica ou por efeito de eventos e perturbações naturais que alteram irremediavelmente a cobertura vegetal.
Instituição de Fomento: CNPq- PPBio
Palavras-chave: biodiversidade, coleções botânicas, sistemática.