Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 2. Botânica Aplicada
ANÁLISE FITOQUÍMICA DAS PARTES AÉREAS DE RHYNCHANTHERA GRANDIFLORA (AUBL.) DC. (MELASTOMATACEAE)
Jennifer Dorlanes dos Santos Silva 1
Pablo Oscar Amézaga Acosta 2
Francisco das Chagas do Nascimento 3
Albanita de Jesus Rodrigues da Silva 4
1. Graduando do Curso de Ciências Biológicas - UFRR
2. Prof. Dr. do Centro de Estudos da Biodiversidade - UFRR
3. Prof. Dr. do Departamento de Química - UFRR
4. Profª. Drª. do Centro de Estudos da Biodiversidade - UFRR - Orientadora
INTRODUÇÃO:
Estudos sobre o uso das Melastomataceae por diferentes comunidades humanas, são apresentados na literatura, com ênfase ao conhecimento empírico nelas existentes. Outras investigações sobre essas mesmas plantas estão direcionadas à farmacologia, com o fim de elucidar os mecanismos de ação responsáveis pelas suas propriedades curativas. O presente estudo tem como objetivo investigar o comportamento fitoquímico de Rhynchanthera grandiflora (Aubl.) DC. da família Melastomataceae.
METODOLOGIA:
Foram demarcadas aleatoriamente populações da espécie em questão, com auxílio de um aparelho de GPS. As amostras foram coletadas dentro da Área Experimental do PPBio (Projeto de Pesquisa em Biodiversidade) situado no Campus do Cauamé. O material coletado foi higienizado em água corrente, em seguida, pesado para obtenção da massa inicial, posteriormente foi conduzido para o processo de secagem em estufa de ar circulante a 40 ºC por 48 h. Fez-se ainda, a maceração do material botânico em álcool etílico. Esta solução foi submetida ao processo de evaporação do solvente, para a obtenção do extrato bruto etanólico, e este foi submetido ao screening fitoquímico. Em seguida particionado com solventes orgânicos em polaridade crescente. Quanto ao processo cromatográfico em coluna, utilizou-se como fase estacionária sílica gel, as frações foram monitorada em cromatografia delagada.
RESULTADOS:
Foi detectado o perfil fitoquímico de R. grandiflora (Aubl.) DC., evidenciando flavonóis, sendo mais freqüente a ocorrência de flavonóides glicosilados indicados pela cor amarela; taninos, neste caso foi observado uma coloração azul-escuro (azul-negro); e terpenos; não sendo evidenciado alcalóides; o que confirma as características quimiotaxonômicas da família Melastomataceae. Outro fato relevante frente a este taxa, quanto à variação glicosídica dos flavonóides, no tocante a posição de sua ligação na molécula, sendo que a maioria encontra-se na posição C3- (muitos glicosídeos do flavonol).
CONCLUSÃO:
Tais compostos possuem um amplo arranjo de propriedades biológicas, tais como: diurética, antioxidante, hepatoprotetora, antiviral, antimicrobiana, antiespasmódica, antiosteoporótica, antialérgica, antiinflamatória, atividade imunomodulatória, antimutagênica e anticancerígena; sendo importante a continuidade das investigações deste grupo químico.
Instituição de Fomento: UFRR
Palavras-chave: cromatografia, extratos, flavonóides.