Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 8. Psicologia do Trabalho e Organizacional
SAÚDE DO TRABALHADOR: ANÁLISE DO PROFISSIONAL PSICÓLOGO1
Maysa da Silva de Oliveira, 2
Maria Edilânia da Almeida Mangueira, 2
Telmir Eber Caldas de Assis, 2
Elizabeth Alves, 2
Rosineide dos Anjos, 2
Tatiana Saldanha de Oliveira 3
1. UFRR (Universidade Federal de Roraima)
2. Acadêmico do curso de Psicologia da UFRR.
3. Professora Mestre no curso de Psicologia da UFRR - Orientadora.
INTRODUÇÃO:
Este ensaio teve com objetivo compreender a atuação do psicólogo no município de Boa Vista – RR, investigando este profissional enquanto sujeito trabalhador e as implicações de sua atuação no processo de saúde e doença. Verificando assim, a organização do trabalho deste profissional e os aspectos geradores de prazer e sofrimento, na perspectiva de evidenciar como o mesmo enfrenta e vivencia tais sentimentos.
METODOLOGIA:
Para a realização desta pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados, foi utilizado a entrevista individual semi-estruturada, com roteiro de 15 perguntas, com dois eixos principais, o primeiro referente à organização do trabalho e o segundo investigou aspectos de prazer e sofrimento e verificar como lidam com tais sentimentos. Para facilitar e melhor apreender a fala do indivíduo, a entrevista foi gravada, de acordo com o consentimento do entrevistado.
RESULTADOS:
Evidenciaram-se, neste estudo, que muitos são os aspectos envolvidos na dinâmica do trabalho os quais podem interferir nas condições da sua realização e conseqüentemente na saúde do trabalhador. Fatores como satisfação no trabalho, motivação, condições ambientais e desempenho no trabalho, limitações organizacionais, saúde e bem estar, além das emoções no trabalho, servem como norteadores e como fator estressor neste ambiente. Neste sentido a avaliação proporcionou ainda que se vislumbra-se possibilidades de conhecimento especificos sobre a dinâmica que envolve o trabalho, pois o trabalhador em suma é tido como produtor de resultados satisfatórios. Neste universo de conflitos a psicologia organizacional e do trabalho em parceria devem promover o bem estar dos individuos numa perspectiva mais ampla. Pois o profissional que é recomendado para a promoção da saúde no ambiente de trabalho também é acometido por fatores geradores de sofrimento.
CONCLUSÃO:
A pesquisa demonstrou que se faz necessária a implantação de projetos que priorizem a saúde do trabalhador, oferecendo subsídios para que tais propostas sejam utilizadas no ambiente de trabalho, objetivando aspectos que contribuam de forma eficaz na promoção do bem estar físico, mental e emocional. Entendendo como crescentes as discussões quanto a propostas de promoção da saúde do trabalhador, no entanto a prática ainda requer mais empenho para que atinja o público-alvo significativamente
Palavras-chave: Trabalho, sofrimento e prazer, organização do trabalho.