Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: INCENTIVANDO A LEITURA, ATRAVÉS DA POESIA, NUMA PERSPECTIVA CIDADÃ PARA OS ALUNOS DA EJA
Sandra Mara Santos Lemos de Oliveira 1
INTRODUÇÃO:
Neste artigo, procuro relatar a minha experiência de incentivo à leitura a jovens e adultos participantes do projeto da Semana da Consciência Negra, promovida por alunos e professores do IFRR. Este trabalho foi organizado com o intuito de disseminar e desmistificar a cultura do negro,como também proporcionar aos envolvidos uma ressignificação do seu papel na sociedade.
METODOLOGIA:
Estudo da origem da literatura com o objetivo de demonstrar aos en-volvidos que a oralidade foi fundamental importância na divulgação das histórias entre os povos. Entendemos que a leitura nos dá condições para entendermos o mundo, ela nos decifra aquilo que está escrito, nos comunica e informa sobre algo.
RESULTADOS:
Este trabalho proporcionou aos estudantes da EJA, a oportunidade de mostra a diversidade de formas de celebração do 20 de novembro, que permite ter uma dimensão de como essa data tem propiciado congregar os mais diferentes grupos sociais. "Os adeptos das diferentes religiões manifestam-se segundo a leitura de sua cultura, para dali tirar elementos de rejeição à situação em que se encontra grande parte da população afro-descendente”.
CONCLUSÃO:
A poesia aliada ao resgate social trouxe aos alunos da EJA um novo significado para leitura, pois conhecer e representar os poetas negros serviu de incentivo, uma vez que a história de vida de alguns desses poetas trazia sempre elementos comuns à vida dos alunos. O sofrimento, a discriminação e o racismo foram elementos tatuados na vida dos poetas negros apresentados pelos alunos. A semana da Consciência Negra foi a grande oportunidade que eles tiveram para apresentar o resultado do trabalho.
Palavras-chave: Poesia, Educação de jovens e adultos, Cidadania.