Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
OBSERVAÇÃO DE BOTOS NO RIO BRANCO: UMA ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO BAIRRO CAETANO FILHO, BOA VISTA – RR
Bimael Montilha Coelho, Leila Marcia Ghedin 1
1. Bimael Montilha-IFRR-bolsista do PIBICT, Leila Ghedin-IFRR-Orientadora
INTRODUÇÃO:
O ecoturismo é uma atividade que engloba diversos setores da sociedade, envolve o deslocamento de pessoas por variados lugares do planeta, motivados pelos diferentes aspectos naturais, culturais e étnico de uma região. Tais aspectos devem corresponder a um diferencial, a uma vocação que um dado espaço tem e precisa ser aproveitado, não apenas pela economia local, mas também para garantir a manutenção do meio ambiente de forma responsável, beneficiando de forma igual tanto a comunidade local quanto aos turistas. Assim, esta pesquisa objetivou fomentar o ecoturismo na cidade de Boa Vista através da observação de Botos no Rio Branco, tendo esta como uma alternativa para o desenvolvimento de atividades que gerem renda de forma sustentável e agreguem valor à vida dos residentes do bairro Caetano Filho. Este trabalho foi realizado identificando a atividade ecoturística como a principal motriz da conservação ambiental.
METODOLOGIA:
Como metodologia empregada foi utilizado visitas de campo com a finalidade de conhecer a comunidade, identificar os pontos de interesse a observação e aplicação de questionários com a moradores. A tabulação, análise e descrição dos dados foram apresentados em gráficos, ressaltando as informações sobre o respaldo da comunidade quanto a observação de botos no Rio Branco, o período e as áreas de ocorrência.
RESULTADOS:
Como resultado deste estudo observou-se uma comunidade com poucas informações sobre ecoturismo, uso racional dos ambientes naturais e os beneficios que estes podem trazer para os residentes.
CONCLUSÃO:
As conclusões estão direcionadas às necessidades desta comunidade, ao desenvolvimento de projetos e ações que visem a promoção da educação ambiental, a sensibilização quanto aos benefícios que o ecoturismo pode trazer para o seu meio social, natural e econômico e principalmente a elaboração do planejamento participativo, o qual proporciona o desenvolvimento sustentável das comunidades que vivem no entorno dos rios, como é o caso dos moradores do bairro Caetano Filho.
Instituição de Fomento: Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR
Palavras-chave: comunidades locais, ecoturismo , turismo de observação de Cetáceos.