Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 10. Educação Rural
DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COM ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS DO CAMPO
Milton José Piovesan 1
Georgia Patrícia da Silva 2
1. Doutor em Educação - IFRR
2. Doutoranda em Políticas Públicas - UFMA/IFRR
INTRODUÇÃO:
A educação básica do campo é uma reivindicação dos movimentos populares e está expressa com clareza no documento preparatório para a I Conferência Nacional por uma Educação Básica do campo: A educação do campo, a partir de práticas e estudos científicos, vem apontado a necessidade de uma proposta pedagógica que respeite a cultura e a identidade dos povos do campo. Entende-se nesse processo que o uso da língua portuguesa pode para facilitar uma comunicação mais efetiva, bem como as manifestações e necessidades da comunidade a qual o indivíduo pertence. O conhecimento eficaz da língua portuguesa garante uma base de resistência cultural de um grupo, comunidades regionais, pois através do sistema de códigos da língua oficial se regem as normas e leis de um país. O presente estudo teve a finalidade de identificar as dificuldades no processo de aprendizagem da língua portuguesa com estudantes jovens e adultos do campo do primeiro ano do Curso Técnico de 2007-2008 em agropecuária na Unidade Descentralizada de Novo Paraíso, Estado de Roraima, Brasil. O tema é de caráter relevante, pelo grande número de agricultores migrantes que se instalaram na região e precisam de uma qualificação técnica para trabalhar na terra e ao mesmo tempo poder conciliar os estudos.
METODOLOGIA:
Foi feito um estudo exploratório-descritivo sobre a educação de jovens e adultos do campo, numa realidade concreta, seguido de uma investigação empírica, de observação da realidade e a relação entre a teoria e a prática. Foi desenvolvido um procedimento do tipo etnográfico com observação participante, entrevista não diretiva através dos diálogos com os alunos, e descrição da realidade e questionário. Trata-se de uma pesquisa sob uma perspectiva sócio-histórica.
RESULTADOS:
Com a utilização de uma metodologia diferenciada para o ensino da língua portuguesa considerando a realidade dos alunos jovens e adultos do campo percebeu-se que professores desenvolveram um processo educativo que elevou os indicadores de aprendizagem da língua portuguesa.
Constatou-se que embora haja esforço do docente ainda se faz necessário uma comunicação mais fluída e mais próxima do convívio social desses estudantes. É preciso que o professor saiba aproveitar os saberes do aluno para poder aos poucos penetrar no seu mundo e fazer compreender, trabalhando assuntos de um universo real.
Após a utilização de textos que tinham uma relação com as experiências de vida e de trabalho, o aluno demonstrou mais facilidade em expressar suas ideias oralmente. Tendo mentalizado o conteúdo, contudo quando se passou para a fase da escrita, demonstraram grande dificuldade para escrever de acordo com a norma culta da língua.
Após os estudos realizados, do trabalho feito com os alunos em sala de aula, de ter conhecido a realidade onde eles vivem e trabalham, bem como das dificuldades que eles enfrentam para estudar, percebe-se que o ensino da língua portuguesa para educação para os jovens e adultos do campo é um grande desafio frente os problemas inerentes desses espaços.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que a maioria dos alunos vive e trabalha para sustentar sua família, o que incide no tempo dedicado a seus estudos, apresentando dificuldades na leitura, na escrita e na fala da língua portuguesa; a instituição não disponibiliza de suficientes recursos para realizar trabalhos práticos; a biblioteca não está equipada para as propostas educativas diferenciadas. Esta realidade, juntamente a situações pessoais dos alunos dificulta a obtenção de resultados e apredizagem almejados.
Palavras-chave: Língua portuguesa, educação no campo, aprendizagem.