Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada
O CONTROLE DE PRAGAS E DOÊNÇAS COM O AUXÍLIO DE MODELOS MATEMÁTICOS DE DINÂMICAS DE POPULAÇÃO
ADNELSON JATI BATISTA 01
ANA CRISTINA ALIAGA VICENTE 02
LANA CRISTINA SOUSA SILVA 03
1. Prof. MsC - Coordenador de Pesquisa e Pós-graduação - IFRR/CNP - Orientador
2. Aluna Curso Téc. em Agropecuária Int. ao Ens. Médio - IFRR/CNP - Bolsista PIBICT
3. Aluna Curso Téc. em Agropecuária Int. ao Ens. Médio - IFRR/CNP - Bolsista PIBICT
INTRODUÇÃO:
O presente resumo descreve resultados parciais do “estudo da dinâmica de população com o auxílio da modelagem matemática”. A dinâmica de população é o ramo da matemática que estuda as variações na abundância das populações de seres vivos, coexistindo em um determinado ecossistema, a investigação terá como base o método da modelagem matemática que, procura descrever fenômenos da vida real, preocupando-se com o relacionamento entre as variáveis que atuam na realidade que se quer modelar. A investigação visa compreender determinados ecossistemas por meio do estudo da dinâmica de populações, através da seleção e/ou construção de modelos matemáticos, visualizados nas simulações feitas a partir do software MAPLE, um sistema computacional algébrico – SAC bastante difundido no meio acadêmico. Tem, ainda, como objeto de estudo, a verificação da validade do modelo, ajustando-os se for o caso. Os modelos utilizados a princípio foram os de Malthus, o de Verhulst-Pearl e o de Lotka-Volterra, que respectivamente são conhecidos na literatura por, exponencial, logístico e predador-presa.
METODOLOGIA:
O estudo foi dividido em três partes: a compreensão do conteúdo, a aplicação e a simulação dos modelos. Para compreensão do conteúdos os pesquisadores utilizaram o estudo dirigido, exposição e discussões verbais. Para aplicação dos modelos foram escolidos modelos já existentes, que através destes houve interpretações relevantes e propostas de aprimoramento de tais modelos e. Para as simulações os pesquisadores utilizaram o software MAPLE, realise V, encontrado gratuitamente na internet.
RESULTADOS:
O estudo trouxe, aos pesquisadores, habilidades de conhecimento da matemática por trás de programas computacionais para esse fim, vendidos aos grandes agricultores. Essas habilidades desenvolveram nos pesquisadores competencias de criarem ou implementarem programas computacionais com os conteúdos supracitados.
CONCLUSÃO:
Verificou-se que o modelo de Malthus é aplicado a uma dinâmica em um curto periodo de tempo não se preocupando com reservas, o de Verhulst-Pearl aplicado a dinâmicas com reserva com previsão mais demoradas, e o de Lotka-Volterra com um número mais detalhados de variáveis, possibilitando uma melhor incrementação, segue o mesmo pensamento do modelo logístico de Verhulst-Pearl.
Palavras-chave: dinâmica de população, pragas e doênças, modelos matemáticos.