Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
DOSES DE FÓSFORO NA CULTURA DO FEIJÃO-CAUPI EM SOLOS REPRESENTATIVOS DO ESTADO DE RORAIMA
Sandra Cátia Pereira Uchôa 1
Rafael de Sousa Melo 2
Kelter Santos Carvalho 3
Hugo Falkyner da Silva Bandeira 4
Anderson Strucker 4
Francisco silva de sousa 4
1. Engª. Agrª., D.Sc., Profª. do Departamento Solos e Engenharia Agrícola de Agrono
2. Acadêmico do Curso de Graduação em Agronomia da UFRR, bolsista PIBIC-CNPq
3. Acadêmico do Curso de Mestrado em Agronomia da UFRR/EMBRAPA
4. Acadêmico do Curso de Graduação em Agronomia da UFRR.
INTRODUÇÃO:
O feijão é uma das principais culturas no Brasil, tendo grande valor econômico e grande utilização pela população brasileira. A sua baixa produtividade está relacionada a vários fatores, dentre os quais, a baixa utilização e/ou eficiência de fertilizantes. O objetivo deste trabalho foi determinar a melhor resposta das características de produção de feijão-caupi a doses de P.
METODOLOGIA:
Foi conduzido um experimento em casa de vegetação, durante os meses de maio a julho de 2010, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima, UFRR/CCA. O delineamento experimental empregado foi de blocos casualizados, em esquema fatorial 5x5, com quatro repetições. Foram estudados o efeito de cinco solos: Latossolo Amarelo (LA), Latossolo Vermelho (LV), Argissolo Amarelo (AA), Argissolo Vermelho-Amarelo (AVA) e Neossolo Flúvico (NF) e cinco doses de P (0, 50, 100, 150 e 250 kg ha-1 de P2O5 como fonte o superfosfato triplo SFT), As sementes de feijão-caupi da cultivar BRS Guariba foram inoculadas com <1>Bradyrhizobium spp., estirpe BRS 3262. Utilizaram-se vasos com capacidade de 5 kg de solo, os quais foram mantidos na capacidade de campo. A avaliação foi realizada aos 70 dias após a emergência das plantas (DAE). As variáveis analisadas foram: número de vagens por planta, tamanho da vagem, número de grãos por vagem, massa da vagem e massa de grãos.
RESULTADOS:
Para os solos AA e NF, os melhores resultados foram obtidos na dose de 150 kg ha-1 de P 2O5, relação às variáveis: número de vagens por planta, tamanho da vagem, massa da vagem e massa de grãos. O modelo quadrático foi o que melhor explicou a resposta do feijão-caupi às doses de P. De modo geral, a dose de 100 kg ha-1 de P 2O5 nos solos LA, LV e AVA e 150 kg ha-1 de P 2O5, nos solos NF e AA determinaram os maiores incrementos para as variáveis: número de vagens por planta, tamanho da vagem, massa da vagem e massa de grãos. Com relação à variável numero de grãos por vagem, o modelo linear foi o que melhor a descreveu. O solo AA determinou o maior peso de vagem enquanto os solos LA e NF determinaram os maiores pesos de grãos.
CONCLUSÃO:
As doses de P apresentaram modelo quadrático para as variáveis: número de vagens por planta, tamanho da vagem, massa da vagem e massa de grãos, com nível critico em 100 ha-1 P 2O5 para solos LA, LV e AVA e 150 ha-1 P 2O5 para os solos NF e AA. Entretanto a variável: numero de grãos por vagem, apresentou modelo línea para todos os solos.
Instituição de Fomento: PIBIC-CNPq
Palavras-chave: Adubação, Superfosfato triplo, Vigna unguiculata.