Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
Influência do óleo essencial de Xylopia aromatica na germinação de conídios de Pseudocercospora fuligena
Giovanni Ribeiro de Souza 1 e 2
Bernardo de Almeida Halfeld Vieira 1
Kátia de Lima Nechet 1
Stéfanny Araújo Martins 2
Isabel Santos Diniz 3
Washington Luis Manduca da Silva 2
1. Embrapa Roraima
2. Acadêmico de Agronomia da Universidade Federal de Roraima
3. Acadêmica de Zootecnia da Universidade Federal de Roraima
INTRODUÇÃO:
A mancha fuligionosa do tomateiro (Solanum lycopersicum L.) causada por Pseudocercospora fuligena (Roldan) Deighton é uma doença considerada de pouca importância no Brasil mas que pode ocasionar redução de mais de 30% na produção da cultura. Sendo que não há produto registrado para controle da doença, torna-se necessário o uso de métodos alternativos que sejam eficientes e que tenham baixo impacto para o meio ambiente e para o ser humano. Dentre esses métodos podemos destacar o uso de óleos essenciais de plantas pelo seu comprovado efeito antimicrobiano. O presente trabalho teve como objetivo verificar a influência do óleo essencial de X. aromatica, planta nativa das áreas de lavrado em Roraima, na germinação in vitro de conídios de P. fuligena.
METODOLOGIA:
Para obtenção dos conídios, folíolos de tomateiro infectados com P. fuligena foram coletados e depositados em Becker de 150ml contendo 50ml de água destilada e agitados em agitador magnético por 10 minutos. A suspensão foi filtrada em gaze sendo depois adicionado 50µl de Tween 20 e homogeneizada. Posteriormente, foram retiradas alíquotas de 10ml da suspensão e adicionados 2,5, 5,0, 7,5 e 10,0µl de óleo essencial de X. aromatica, obtido por meio de hidrodestilação, para constituir os tratamentos 25, 50, 75 e 100µl de óleo.100ml-1 de água. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado. Foram utilizadas 4 repetições, sendo cada repetição 1 lâmina escavada contendo 150µl de cada tratamento. Como controle foi utilizada a suspensão sem o óleo essencial. As lâminas foram mantidas a 25°C e fotoperíodo de 12 horas. Após 24 horas, em microscópio óptico, foi feita a contagem de conídios germinados e não germinados, calculando-se a taxa de germinação.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos, ao serem submetidos à análise estatística e as médias comparadas entre si pelo teste Tukey (α<=0,05), demonstraram que houve diferença significativa entre os tratamentos, sendo que a concentração de 25µl não inibiu a germinação dos conídios de P. fuligena, não diferindo do tratamento controle. As concentrações 75 e 100µl foram estatisticamente iguais entre si, porém, diferiram do tratamento controle, apresentando inibição de quase 100% na germinação dos conídios. A concentração de 50µl, apesar de ter inibido em quase 50% a germinação, situou-se em um nível intermediário, sendo estatisticamente igual ao tratamento controle e à concentração de 25µl, de um lado, e às concentrações 75 e 100µl, do outro lado.
CONCLUSÃO:
O óleo essencial de X. aromatica foi eficiente na inibição da germinação de conídios de P. fuligena, sendo a concentração 75µl de óleo.100ml-1 de água indicada como promissora para o controle alternativo da mancha fuliginosa do tomateiro.
Instituição de Fomento: Embrapa Roraima
Palavras-chave: controle alternativo, Lycopersicon esculentum, Cercospora fuligena.