Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupaci - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
ARTROSE CEVICAL DA MULHER MACUXI: IMPLICAÇÃO DE ELEMENTOS DA CULTURA NA POSTURA DO CORPO
FRANCISCO EDMILSON DE ALBUQUERQUE 1
JONILDO VIANA DOS SANTOS 2
JOUSIANE DA SILVA CASTRO 3
1. FACULDADE CATHEDRAL
2. FACULDADE ATUAL DA AMAZÔNIA- FAA
3. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BOA VISTA - SMSA
INTRODUÇÃO:
Estudo de Caso, realizado no período de julho a setembro de 2005, com pacientes indígenas da Etnia Macuxi, referenciadas para Tratamento Fisioterápico na Cidade de Boa Vista – RR. A pesquisa foi motivada pela observação do grande número de mulheres da Etnia Macuxi na faixa etária de 40 a 70 anos, que apresentavam Artrose Cervical e a sua relação com a utilização dos Jamaxis desde infância até a vida adulta, com grande excesso de peso e percorrendo grande distância.
METODOLOGIA:
Elegemos como objeto da nossa pesquisa a Análise dos Agravos da Saúde Indígena em Fisioterapia, observamos o alto número de mulheres indígenas da etnia macuxi encaminhadas para Tratamento Fisioterápico, com queixa de algias nos ombros, braços, coluna, etc. E com diagnóstico de Artrose Cervical. Buscamos orientação com as Instituições que referenciam estas pacientes e verificamos que a maioria está na faixa etária entre 40 e 70 anos e durante toda vida realizam o transporte da colheita com o Jamaxi. Contudo, despertamos o interesse de averiguar as suspeitas. Desta forma, iniciamos a pesquisa no mês de julho de 2005, onde foram encaminhados 11 pacientes com suspeita de Artrose Cervical. O primeiro passo foi o desenvolvimento do formulário a ser aplicado na realização da Anamnese destas pacientes. Buscamos identificar quantas pacientes fizeram, fazem ou não fizeram uso do jamaxi.
RESULTADOS:
Será imprescindível que o tratamento seja correto, especialmente na execução dos estiramentos e do fortalecimento muscular, se bem que o número mais ou menos prolongado de sessões implicará no cumprimento do programa fisioterápico a domicilio e a observação de normas de higiene postural básica por parte do paciente. Estas normas de higiene postural podem dividir-se em dois grandes blocos: evitar as posturas estáticas e evitar a sobrecarga.
CONCLUSÃO:
Das 11 pacientes, 06 que equivale a 54,4% fazem uso do Jamaxi, o que comprova a relação das queixas de algias com a utilização do jamaxi. Pois, todas as entrevistadas utilizaram o jamaxi. Com relação à idade que as pacientes iniciaram o uso do jamaxi, o que ficou constatado é que elas iniciam o trabalho pesado muito cedo, ainda na infância. Desta forma, ficou comprovado que o uso do jamaxi em mulheres indígenas da etnia macuxi é responsável na formação de lesões.
Palavras-chave: JAMAXI, FISIOTERAPIA, SAÚDE INDÍGENA.