Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenhar - 6. Recursos Florestais e Engenharia Floresta
APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS MADEIREIROS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM BRIQUETES E PRODUTOS
Jackeline Nascimento de Lira 1
Claudete Catanhede do Nascimento 2
Marcela Amazonas Cavalcanti 3
1. Bolsista PIBIC/INPA/CNPq
2. Drª- Coordenação de Pesquisa em Silvicultura Tropical-CPST/INPA-Orientadora
3. Msc- Coordenação de Pesquisa em Produtos Florestais-CPPF/INPA-Co-orientador
INTRODUÇÃO:
O aproveitamento de resíduos madeireiros tornou-se imprescindível para a sustentabilidade da floresta, uma vez que ocorre um grande volume de resíduo desde a exploração da madeira até o processamento mecânico na serraria. O segmento da construção civil é um dos que mais geram resíduos madeireiros de boa qualidade, tanto em volume como em diversidade de material descartado, sendo a madeira um dos materiais mais usados neste segmento e que apresenta potencial de reutilização. Alternativas sustentáveis são importantes para o aproveitamento dos resíduos madeireiros. O carvão vegetal, uma das alternativas, possui características como baixa densidade, friabilidade e desuniformidade granulométrica, já o briquete, produto feito com os finos do carvão, apresenta-se como um combustível de melhor densidade, mais homogêneo, com excelente qualidade e baixa geração de finos, possuindo maior densidade e volume na estocagem e no transporte. A confecção dos resíduos em produtos de madeira com agregação de valor é outra alternativa que permite o aproveitamento dos mesmos. Esta pesquisa teve como objetivo propor usos sustentáveis dos resíduos madeireiros coletados de uma empresa de construção civil da cidade de Manaus na fabricação de briquetes e confecção de produtos.
METODOLOGIA:
Os resíduos madeireiros são provenientes de uma empresa de construção civil da cidade de Manaus. As espécies coletadas foram:Pequiarana (Caryocar glabrum ( Aubl) Pers), Muirajuba (Apuleia leiocarpa Macbr), Angelim-vermelho ( Dinizia excelsa Ducke), Tauari (Couratari guianensis Aubl), Cupiúba (Goupia glabra Aubl). Os resíduos foram agrupados por tamanho e nomeado de acordo com a nomenclatura da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sendo identificadas caibros, vigas, tábua de parede e outros de acordo com as dimensões dos resíduos. Separou-se amostras para a briquetagem e para confecção de produtos. A carbonização dos resíduos foi feito na retorta elétrica, seguida da moagem da madeira. Foi realizada a análise química imediata e física do carvão vegetal e o teste de resistência mecânica no equipamento de tamboramento. No processo de briquetagem foi adicionada a massa (carvão e aglutinante) no equipamento de extrusão e obteve-se os briquetes
RESULTADOS:
Os fatores que influenciam na qualidade do carvão vegetal são a espécie e o método de carbonização. Os dados da análise química imediata do carvão vegetal resultaram em 13.11% de materiais voláteis, 2% de cinzas, concluindo-se que o carvão tem um bom aproveitamento durante a queima, considerando que a umidade apresentou 3,58%, resultando em um carvão sem elevada perda de finos durante o processo de queima. O carbono fixo é uma das características mais importantes do carvão vegetal, seu teor foi de 84.88% caracterizando um carvão de alta qualidade e alto poder de combustão. Os resultados da análise física do carvão vegetal mostraram que a densidade relativa verdadeira resultou em 0.625 g/cm3 e 0.355 g/cm3 para densidade aparente. A densidade alta do carvão apresentou maior combustão e contribui para uma queima mais lenta em decorrência do material lenhoso existente na madeira. O carvão submetido ao teste de resistência mecânica por meio do tamboramento evidenciou baixo índice de friabilidade com 17.3%, detectando-se boa resistência para o manuseio, estocagem e transporte. Os resíduos agrupados para a confecção de produtos apresentaram potencial de aproveitamento e qualidade, os objetos de madeiras confeccionados obteve agregação de valor no material.
CONCLUSÃO:
As análises químicas e físicas apresentaram resultados satisfatórios, evidenciando potencial para a empregabilidade do carvão vegetal a partir de resíduos de madeiras. As madeiras descartadas na construção civil apresentam potencial de uso e boa qualidade nos briquetes. Logo, os briquetes apresentaram características viáveis em alternativa energética.
Instituição de Fomento: INCT Madeiras da Amazônia/CNPq/FAPEAM
Palavras-chave: Amazônia, briquetagem, objetos de madeira .