Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
A IMPLANTAÇÃO DO BOA VISTA RORAIMA CONVENTION & VISITORS BUREAU E OS BENEFICIOS PARA O TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS DO ESTADO DE RORAIMA
Ana Paula Schipitoski 1
Profª MSc Érika O. Lima- IFRR- Orientadora 2
Profª Esp. Leila de Sena Cavalcante- IFRR- Co-orientadora 3
1. Ana Paula Schipitoski- IFRR-Acadêmica
2. Profª MSc Érika O. Lima- IFRR- Orientadora
3. Profª Esp. Leila de Sena Cavalcante- IFRR- Co-orientadora
INTRODUÇÃO:
Atualmente várias economias movem o mundo. O turismo é uma delas. O segmento representa, hoje, 3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A atividade turística gera divisas diretas (hotéis, agências, transporte, etc) e indiretas (comércio e serviços em geral). Um dos segmentos turísticos que mais vem crescendo e angariando turistas é o turismo de negócios e eventos. No que se refere a este segmento, os Convention & Visitors Bureaux merecem destaque por serem instituições que tem por finalidade captar, apoiar os eventos e divulgar a localidade.
O primeiro Convention surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1896, na cidade de Detroit, onde várias ações de desenvolvimento do turismo começaram a gerar resultados. Desde então os Conventions foram se espalhando pelo mundo inteiro. No Brasil, o CVB já está presente em todos os estados.
O Convention & Visitors Bureau são instituições sem fins lucrativos,que podem ser Associação ou uma Fundação, que tenham finalidade em promover o desenvolvimento socioeconômico de uma localidade ou de uma região através do aumento do fluxo de turistas e visitantes. Hoje, grande parte dos turistas que chegam ao Estado de Roraima vem à negócios e/ou eventos, potencializando o mercado do turismo de negócios e eventos.
METODOLOGIA:
Para a realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas com estudo de livros, revistas, manuais, internet, trabalhos científicos (teses, dissertações, artigos, etc). A pesquisa documental será feita através da coleta de informações, de dados e pesquisas na Fundação De Educação, Turismo, Esporte E Cultura- FETEC e no Departamento de Turismo de Roraima- DETUR. Além destas, foi executada uma pesquisa de campo, com realização de entrevistas semi-estruturadas com o Presidente e o Vice-Presidente do Boa Vista Roraima Convention & Visitors Bureau, e com o responsável pela consultoria da implantação do CVB.
RESULTADOS:
Por meio da pesquisa, detectou-se que o Boa Vista Roraima Convention & Visitors Bureau já se encontra bem estruturado, a diretoria já esta formada e com estatuto formado, faltam somente algumas definições quanto ao local onde será a sua sede, à contratação de funcionários, a elaboração de material promocional e o início das ações como, participação em feiras, realização de famtur, preparação da candidatura mediante outros destinos, calendário de eventos do estado, dentre outras medidas que auxiliaram na captação de eventos e a divulgação das potencialidades do estado para captar turistas de variados segmentos.
Segundo dados de João Luiz dos Santos Moreira no ano de 2009, somente os eventos capitados pelos CVBx rendem anualmente 9 milhões para a economia do país, a cadeira de eventos envolve cerca de 80 milhões de participantes, com um crescimento em torno de 7% nos últimos anos.
Até a presente data foi possível perceber que com a implantação do Boa Vista Roraima Convention & Visitors Bureau, as ações de promoção e desenvolvimento do turismo, serão fortalecidas e efetivas, cabendo ao Convention parte da captação de eventos para o Estado e ao Visitors a divulgação das potencialidades turísticas do Estado de Roraima.
CONCLUSÃO:
Com este trabalho concluiu-se que a implantação do Boa Vista Roraima CVB resultará, a médio e longo prazos, em grandes benefícios para o turismo de negócios e eventos no Estado de Roraima. Dentre eles, pode-se citar: o fortalecimento e a organização do trade turístico de Roraima; a geração de emprego e renda, movimentando a economia local por meio dos negócios e eventos trazidos ao Estado; a captação de eventos internacionais para a localidade, dentre tantos outros benefícios.
Palavras-chave: CVB, Roraima, turismo.