Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
A PLURIATIVIDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR URBANA: O CASO DA CIDADE DE BOA VISTA-RR
Valdinei Fortunato Portela 1
Daniely de Souza Santos 2
1. Mestrando do MINTER em Economia UFRGS/UFRR
2. Mestranda do MINTER em Economia UFRGS/UFRR
INTRODUÇÃO:
Atualmente, ocorre um entendimento entre estudiosos, formuladores de políticas públicas e atores sociais no sentido de que há em curso um processo de transformação estrutural da agricultura e do espaço rural no Brasil e que já não é mais possível reduzir um ao outro. A pluriatividade adota a família como unidade de análise introduzindo no centro das atenções as atividades não-agrícolas exercidas pelos membros da família - independente de serem desempenhadas dentro ou fora da exploração agrícola. E a análise das atividades realizadas, em adição à atividade agrícola strictu sensu, tais como o assalariamento em outras propriedades, o processamento de alimentos, outras atividades não-agrícolas realizadas na propriedade, como o turismo rural e as atividades referentes ao mercado de trabalho urbano, formal ou informal.
METODOLOGIA:
Para desenvolver este estudo empregamos a técnica da entrevista semi-dirigida, pesquisa bibliográfica e documental. Utilizamos dados estatísticos, para melhor entendimento sobre o fenômeno da pluriatividade e da agricultura em espaço urbano. Realizamos entrevistas com 30 famílias de agricultores em diferentes bairros da cidade de Boa Vista, fazendo uma análise da renda mensal familiar desses trabalhadores com a produção agrícola e, a renda familiar somando todas as demais fontes de renda.
RESULTADOS:
Foi observado nas entrevistas que mais de 60% das famílias têm outras fontes de renda além da agricultura, e que o trabalho com a agricultura na área urbana está muito atrelado as pessoas com pouco ou nenhum grau de escolaridade onde a grande maioria além da tradição com a agricultura vê essa atividade como forma de sobrevivência econômica e social.
CONCLUSÃO:
Portanto, verificamos que há a existência de unidades de produção familiar pluriativas na área urbana da cidade de Boa Vista capital do estado de Roraima, com suas estratégias de reprodução social e econômica para complementar a renda agrícola.
Palavras-chave: agricultura familiar urbana, pluriatividade, renda.