Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA AMBIENTAL DA ESCOLA MARIA TERESA MACIEL MELO .
Rosimeiri de Souza Freitas 1
Kelita Costa Brito 2
Sandra Kariny Saldanha de Oliveira 3
Juliana Efigenia Costa Ferreira 4
Sheila Maria Freire Nunes 5
Samuel Severino Silva 6
1. Faculdade Atual da Amazônia - FAA
2. Faculdade Atual da Amazônia - FAA
3. Faculdade Atual da Amazônia - FAA
4. Faculdade Atual da Amazônia - FAA
5. Faculdade Atual da Amazônia - FAA
6. Faculdade Atual da Amazônia - FAA
INTRODUÇÃO:
O trabalho teve como objetivo analisar o projeto de Educação Ambiental da Escola Maria Teresa Maciel Melo como instrumento para a formação participativa de atitudes, cuidados e conservação do meio ambiente. Sabe-se que a Educação Ambiental-EA é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e na busca de soluções. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
METODOLOGIA:
Utilizou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritiva com finalidade de conhecer e identificar a visão e o conhecimento da Gestão, alunos e dos professores de 4º e 5° Ano do Ensino Fundamental acerca da Educação ambiental, Meio Ambiente e do projeto de EA da escola.
RESULTADOS:
No contexto educacional analisado, a temática ambiental requer uma nova reflexão, mesmo a escola tendo um projeto de EA consolidado, pois percebe-se ainda que há necessidade de se implementar uma nova maneira de se trabalhar os conteúdos das disciplinas do currículo escolar, para que os mesmos possam validar a formação de cidadãos críticos e ativos para atuarem na transformação do ambiente. Gradativamente se faz necessário a discussão coletiva para articulação e sistematização da prática pedagógica, vislumbrando a importância de incorporar no cotidiano da Escola Maria Teresa Maciel Melo o enfoque interdisciplinar garantindo uma aprendizagem mais eficiente que uma abordagem disciplinar. É nesse sentido que o currículo escolhido pelos/as educadores/as devem levar à formação de cidadãos capazes de expandir e transferir os conhecimentos e habilidades para a sua vida e para a realidade social e ambiental, cultivando o desenvolvimento nos modos de vida e equilibrando os impactos ambientais para um mundo mais sustentável.
CONCLUSÃO:
A construção de caminhos metodológicos da EA na escola não pode ser pensada isolada dos reais fatores que a condicionam, pois, a ausência de uma problematização histórica, política e social do contexto na qual se realiza constitui-se em pensamentos e práticas inócuos e sem contribuição para a transformação dos espaços nas quais se realizam.
Palavras-chave: Educação Ambiental, problemas ambientais, conservação.