Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
A ATUAÇÃO DA COMISSÃO DE CONTROLE INFECÇÃO HOSPITALAR EM UM HOSPITAL DO ESTADO DE RORAIMA
Cleide Maria Fernandes Bezerra 1
Rodrigo Silva Ferreira 2
1. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará.
2. Graduando-se em Gestão Hospitalar pelo IFRR, e em Farmácia pela Cathedral.
INTRODUÇÃO:
A assistência à saúde vem, ao longo dos tempos, evoluindo com os avanços científicos e tecnológicos, e tem refletido em melhoria as ações de saúde para a população. Porém, se por um lado se observa o desenvolvimento científico-tecnológico nas ações de saúde, por outro, tem-se observado que problemas antigos ainda persistem como é o caso das infecções hospitalares que constitui num grave problema de saúde pública, tanto pela sua abrangência como pelos elevados custos sociais e econômicos. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo avaliar o funcionamento da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do hospital da Criança Santo Antônio com base na Resolução n° 48 de 02/06/2000 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Para isso alguns objetivos mais específicos são relacionados a seguir. Identificar a incidência de infecção e os fatores de risco aos pacientes internados no hospital; Avaliar a contribuição dos profissionais de saúde para minimizar os riscos de infecção; Verificar a participação da CCIH no aperfeiçoamento e capacitação dos profissionais de saúde.
METODOLOGIA:
Pela própria natureza do objeto, a pesquisa foi desenvolvida pela adoção de métodos qualitativos. O estudo foi desenvolvido no hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) no município de Boa Vista. Os participantes foram compostos pela coordenação da Comissão e Serviço de Controle de Infecção hospitalar (CCIH) e (SCIH), a coordenação do setor de Higienização e Limpeza, e sete enfermeiros assistenciais. Os instrumentos para a coleta de dados foram coletados a partir da aplicação de questionários aos enfermeiros assistenciais, e entrevista com as coordenações acima citadas, a observações foi adotada também como técnica, visando à obtenção de informações e evidência que não são obtidas por meio de perguntas. Os questionários e a entrevista foram categorizados e codificados e, juntamente ao conteúdo das observações, analisados consoantes à proposição de Bardin (1979): Que é um conjunto de técnicas de análise de comunicação visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos.
RESULTADOS:
Na análise das falas dos participantes ficou evidente que os enfermeiros acreditam na atuação da CCIH, podendo assim atuar como fortes aliados no processo de controle das infecções hospitalares. Por meio desse resultado pode ser constatado que o objetivo da CCIH é de propiciar orientações e condições para uma assistência segura, observando medidas de prevenção de infecções com o objetivo final de reduzir ao máximo os índices de infecção hospitalar. O que realmente ainda falta é a colaboração e apoio técnico dos muito profissionais que fazem parte da assistência à saúde, funcionando como peças fundamentais no processo de controle das infecções hospitalares. Assim para que de fato o trabalho da CCIH seja efetivo, é necessário haver retorno das informações através da divulgação dos seus índices de infecção hospitalar, que demonstre a realidade do hospital sobre as condições de riscos que os pacientes estão suscetíveis, nos quais os demais profissionais tenham conhecimento da realidade podendo vindo assim a participar mais ativamente do processo de prevenção e controle das infecções hospitalares.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos na pesquisa sustentam a necessidade de investimentos maiores à CCIH, necessários para o controle das infecções hospitalares, e um sistema de informação atualizado, acessível sobre os padrões adequado para o controle das infecções. Os dados indicam ainda a importância de programas permanentes de treinamento, esclarecimentos acerca da participação de cada profissional, para que efetivamente, todos os aspectos técnicos conhecidos como indicadores de qualidade sejam adotados.
Instituição de Fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR
Palavras-chave: controle, infecção hospitalar, prevenção.