Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
PARÂMETROS GERMINATIVOS DE SEMENTES DE AÇAI Euterpe precatoria MARTIUS (ARECACEAE)
Ana Francisca Tibúrcia Amorim Ferreira e Ferreira 2
Ires Paula de Andrade Miranda 3
Zilvanda Lourenço de Oliveira Melo 3
Edelcílio Marques Barbosa 4
1. Programa de Iniciação Científica INPA/CNPQ, Grupo de Estudos em Palmeira-LABPALM
2. Bolsista de Iniciação Científica INPA/CNPq, LABPALM. ana_tiburcia@hotmail.com
3. Ciências Biológicas/Dr. INPA/LABPALM, Pesquisador
4. Ciências Agrárias/Dr. INPA/LABPALM, Pesquisador
INTRODUÇÃO:
A espécie Euterpe precatoria Martius, palmeira nativa da Amazônia, é conhecida vulgarmente como açaí solteiro, açaí solitário e açaí do amazonas, está distribuído por toda a região amazônica, principalmente em comunidades ribeirinhas onde seu uso é fundamental na alimentação. Esta espécie tem grande importância econômica pelo potencial de seus produtos, principalmente pelo vinho e palmito. Os estudos sobre palmeiras nativas da Amazônia são escassos e pouco se conhece sobre a germinação das espécies. Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva de E. precatoria, foram realizados estudos sobre a germinação de sementes da referida espécie.
METODOLOGIA:
Os frutos foram previnientes de matrizes localizadas na Av. das Torres, Manaus-AM. As sementes foram obtidas de 9713 frutos, despolpados mecanicamente e embebidos em água. A semeadura ocorreu em caixas gerbox tendo como substrato a vermiculita e acondicionadas em câmaras de germinação à temperaturas constantes de 25°C (tratamento 1) e 30°C (tratamento 2), providas de luz branca fria, fluxo luminoso de aproximadamente 70 PAR (radiação fotossintética ativa) e fotoperíodo de 12:12 horas, luz:escuro, e no ambiente a 27°C (testemunha). Cada tratamento constituiu-se de quatro repetições com 25 sementes cada, o critério de germinação foi emissão do pecíolo cotiledonar. Para a biometria utilizou-se 75 frutos e 70 sementes. Foram calculadas porcentagem de germinação, tempo inicial, tempo médio, e tempo final e o índice de velocidade de germinação. O acompanhamento da germinação foi semanal, adotando o surgimento do primeiro eófilo como estádio de finalização do processo germinativo.
RESULTADOS:
Os frutos de Euterpe precatoria, apresentaram variação no comprimento, no diâmetro e na massa fresca: 9.31 a 11.11 mm; 9.57 a 11.32 mm e 0.67 a 1.04 g, respectivamente. As sementes variaram de 6.55 a 8.22 mm; 6.68 a 9.28 mm e 0.31 a 0.59 g, respectivamente. A germinação teve início aos três dias após a embebição das sementes com o aparecimento do eófilo aos 29 dias.Em relação ao percentual de germinação das sementes, o tratamento na temperatura de 30°C, diferiu significativamente dos demais com 67% de germinação, enquanto que os tratamentos nas temperaturas de 25°C e 27°C apresentarem percentual de germinação de 95% e 91% respectivamente. Isso demonstra que a temperatura é um fator limitante para a germinação de E. precatoria, provavelmente em virtude de alterações bioquímicas causadas por elevadas temperaturas, retardando ou perdendo sua viabilidade. O tempo médio e o índice de velocidade de germinação não diferiram estatisticamente.
CONCLUSÃO:
E. precatoria é uma espécie de fácil propagação, tendo alta germinabilidade em curto espaço de tempo, entretanto apresenta desuniformidade em sua germinação. A faixa de temperatura ótima para a germinação de E. precatoria nas condições do presente estudo foi às temperaturas de 25°C (câmara de germinação) e no ambiente (27°C).
Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: Açaí, Germinação, Temperatura.