Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 10. Geociências
ESTUDO GEOLÓGICO – ESTRUTURAL A PARTIR DE ANÁLISE DE FOTOINTERPRETAÇÃO EM IMAGENS DE SENSORES REMOTOS ORBTAIS E AÉREOS
Pedro Yuri Saraiva Hahn 1
Stélio Soares Tavares Júnior 2
Luiza Câmara Beserra Neta 3
1. Aluno de Graduação do Curso de Geologia da UFRR
2. Prof. Dr. do Departamento de Geologia da UFRR
3. Prof.ª Dr.ª do Departamento de Geografia da UFRR
INTRODUÇÃO:
A bacia sedimentar do Tacutu, localizada no centro-nordeste do estado de Roraima, consiste em um segmento distensivo, correspondente a um rift intracontinental implantado no Mesozóico (Neojurássico – Cretáceo Inferior) em uma zona de reativação do Cinturão da Guiana Central, onde as principais feições estruturais orientam-se preferencialmente na direção NE-SW. Com o intuito de contribuir para o conhecimento tectono-estrutural bem como para as pesquisas prospectivas a serem realizadas nessa bacia, propôs-se uma análise morfoestrutural através de técnicas fotointerpretativas mono e estereoscópicas em imagens SAR do sensor PALSAR no modo fine. A região estudada corresponde ao setor centro – leste da bacia, na localidade conhecida como serra do Tucano, cerca de 80 km da capital Boa Vista pela BR-401. A litologia predominante constitui-se de arenitos com intercalações de camadas de menor espessura de pelitos ricos em evidências de icnofósseis, relacionados a uma unidade litoestratigráfica do Cretáceo, designada como formação Tucano. Afloram também rochas vulcânicas de composição basáltica e andesítica pertencentes à formação Apoteri (Neojurássico).
METODOLOGIA:
Os procedimentos de tratamento e análises dos dados foram executados em duas etapas. A primeira consistiu nas operações de processamentos da imagem SAR referentes às correções das distorções geométricas com aplicação da técnica de ortorretificação, através do modelo matemático de funções racionais, em seguida foi aplicado o aumento linear do contraste. A outra etapa compreendeu a aplicação dos procedimentos fotointerpretativos referente à fotoanálise das propriedades dos elementos texturais de drenagem e relevo.
RESULTADOS:
Foram aplicadas técnicas de fotointerpretação geológica em imagens PALSAR no modo fine onde mapas e produtos integrados foram gerados, os resultados consistiram em um mapa da rede de drenagem da área de estudo, que foi utilizado como base para todos os outros produtos posteriores devido à análise dos padrões, da distribuição e das propriedades texturais. Os mapas gerados consistiram no mapa de feições lineares de drenagem, mapa de alinhamentos mostrando as direções preferenciais dos padrões da rede de drenagem e do relevo e o sentido de transcorrência destral, mapa de zonas homólogas que representa as áreas com diferentes propriedades de textura e estrutura e um mapa de quebras negativas. Os resultados obtidos através da integração dos produtos fotointerpretativos foram o MDExALOS/PALSAR com o intuito de mostrar a correlação das feições do terreno com a altimetria. O produto referente à integração MDExRelevo Sombreado mostrou as principais estruturas de relevo orientadas preferencialmente para NE-SW.
CONCLUSÃO:
A análise e fotointerpretação desses produtos juntamente com dados levantados em campo e da literatura possibilitou a interpretação de feições estruturais e geomorfológicas, que permitiram a identificação de quatro unidades morfoestruturais de relevo e a elaboração de um mapa fotolitológico.
Palavras-chave: bacia do Tacutu, fotointerpretação geológica, morfoestruturas.