Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
DIPTERA EM DUAS GRADES DE SAVANA DO PROGRAMA DE PESQUISA EM BIODIVERSIDADE – PPBIO EM RORAIMA
Ruth Caroline Prill Gomes 1
José Wlcleber Leal Castro 2
Fernando Robert Sousa da Silva 2
Mônica Maria Alonso Marques 2
Vânia Graciele Lezan Kowalczuk 3
1. Bolsista PIBIC-CNPq. E-mail: caroline_prill@hotmail.com
2. Academicos do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biologicas da UFRR.
3. Biologa, Professora Doutora do CBio da UFRR. E-mail: vanialezan@uol.com.br
INTRODUÇÃO:
Os insetos pertencentes à ordem Diptera apresentam grande diversidade, podendo ser encontrados nos mais variados ecossistemas, alimentando-se de uma grande gama de substratos. Larvas aquáticas são encontradas em rios e riachos de todos os tamanhos, com correntes de velocidades variáveis e em diversas profundidades, em lagos e qualquer outro local onde a água esteja presente por, pelo menos, algumas semanas. As águas podem ser limpas ou poluídas, salobras, ácidas ou alcalinas e claras e turvas. Embora os dípteros tenham uma grande relevância para o ser humano, como vetores de uma série de doenças (dengue, malária entre outras) no Brasil ainda são escassos trabalhos sobre inventários a respeito da composição de famílias desta ordem em ambientes conservados. O objetivo foi analisar a fauna e diversidade das larvas de Diptera nas grades do PPbio (Programa de Pesquisa da Biodiversidade) no Estado de Roraima.
METODOLOGIA:
As amostragens e coleta de material zoológico foram realizadas dentro do período de um ano. Foi utilizada nas coletas rede entomológico tipo “D” com malha de 250 micra em áreas contendo macrófitas submersas. Uma pré-triagem in locu foi realizada com o auxilio de bandejas plásticas e pinças, a fim de preservar a integridade dos insetos. Os organismos encontrados estão preservados em etanol a 80% em frascos devidamente etiquetados. Após a pré-triagem, o material remanescente foi colocado em sacolas etiquetadas e fixado com etanol a 96%. A triagem do material remanescente e a identificação das larvas dos Diptera foram realizadas sob estereomicroscópio no Laboratório de Invertebrados Aquáticos da Universidade Federal de Roraima.
RESULTADOS:
No Campus Experimental do Cauamé foram realizadas três coletas, resultando num total de 2864 espécimes distribuídos nas seguintes famílias: Chironomidae (69,6%), Culicidae (14,6%), Ceratopogonidae (7,8%), Simulidae (5,3%), Dolichopodidae (0,7%), Corethrellidae (0,27%), Chaboridae (0,13%), Muscidae (0,1%), Thaumaleidae (0,1%), Tabanidae (0,03%), Dixidae (0,03%), Dysticidae (0,03%), Empididae (0,03%), Pupas (0,94%) e não identificado (0,03%). Na 1ª coleta (06.06.2009) houve um total de 1663 indivíduos. Já na 2ª coleta (10.10.2009) foram 699 dipteras. E na 3ª coleta (24.02.2010) foram 502 espécimes. Uma explicação para essa diferença seria os parâmetros físico-químicos da água. No Campus Experimental da Água Boa da Embrapa houve apenas uma coleta (25.02.2010). Sendo que, pela grande quantidade de amostras coletadas, ainda não foi possível obter resultados finais de alguns pontos de amostragens, porém foram amostrados 595 indivíduos, distribuídos em Chironomidae (95%), Culicidae (2,7%), Ceratopogonidae (1%), Pupas (1,3%).
CONCLUSÃO:
Houve um total de 3454 indivíduos distribuídos em treze famílias. Chironomidae, Culicidae, e Ceratopogonidae são as famílias em comum nas duas grades supracitadas. Os dados obtidos corroboram com a literatura, aonde diz que os Chironomidae são um dos grupos mais abundantes de insetos aquáticos, chegando a compor a maioria da entomofauna.
Instituição de Fomento: CNPq. Processo nº 575661/2008-9.
Palavras-chave: dípteros, larvas aquáticas, PPBIO.