Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 3. Literaturas Clássicas
A Saudade Portuguesa em Viagens na Minha Terra, A Queda D’um Anjo, As Pupilas do Senhor Reitor, A Cidade e as Serras e Os Maias.
Waldineia Silva de Andrade 1
Cátia Monteiro Wankler 1
1. Acadêmica da UFRR
2. Profª. Drª. Centro de Comunicação Letras e Artes-CCLA-UFRR
INTRODUÇÃO:

A Saudade representa para a nação portuguesa, os sentimentos de um passado glorioso, situado até os séculos XV e XVI, época do renascimento e da era Clássica, quando Luís Vaz de Camões escreveu Os Lusíadas. Nesta obra, Camões exalta o seu povo, os descobrimentos dos mares, os mitos portugueses como o mar e a saudade, que fazem parte da identidade portuguesa.
METODOLOGIA:
Análise da “saudade” nas obras Viagens na minha Terra, de Almeida Garret, A Queda D’um Anjo, de Camilo Castelo Branco, As Pupilas do Senhor Reitor, de Júlio Diniz, A Cidade e as Serras e Os Maias, de Eça de Queirós. O estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica e tem como base teórica, obras de Eduardo Lourenço como “O Labirinto da Saudade” e “Mitologia da Saudade”.
RESULTADOS:
A representação da saudade como essência da nação portuguesa.
CONCLUSÃO:
Em cada obra se chegou a temática proposta através dos discursos de personagens que foram selecionados dentro dos romances, de maneira que em todos foi encontrado o sentimento da saudade, elemento essencial da cultura portuguesa.
Palavras-chave: Saudade; , Literatura Portuguesa;, mitos nacionais portugueses..