Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
PERFIL DAS MULHERES QUE FAZEM USO DE ANOVULATÓRIO NAS UNIDADES DE SAÚDE DA MACROÁREA 5.0 DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA-RR
KAROLINE FRAXE BOTOSI 1
PAULO TAMASHIRO FILHO 1
JOSÉ GERALDO TICIANELI 1
1. Farmacêutica Pós-graduanda em Farmacologia
2. Prof. MSc. - Faculdade Cathedral - Orientador
3. Prof. Dr. - Faculdade Cathedral - Co-orientador
INTRODUÇÃO:
A ovulação é apanágio do ciclo sexual da mulher madura e fértil, a anovulação é fisiológica nos extremos da vida feminina (antes da puberdade, climatério) e, até mesmo, na maturidade sexual, no ciclo gestatório (gravidez, lactação). Nessas fases da vida, é inevitável, a proteção da mulher para a concepção.
No Brasil, os anticoncepcionais orais combinados são o segundo dos métodos anovulatórios mais utilizados pelas mulheres, com prevalência de 20,7%, perdendo somente para a esterilização. Assistência Farmacêutica é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população. Este trabalho tem como objetivo a obtenção de dados estatísticos das mulheres que utilizam anovulatório nas unidades de saúde da macro área 5.0 na cidade de Boa Vista-Roraima.
METODOLOGIA:
Foi aplicado um questionário, validado por um teste piloto, nas cinco unidades de saúde da macroárea 5.0, para as mulheres que fazem uso de anticoncepcional hormonal, precedido do termo de esclarecimento, e para as mulheres menores de idade, as próprias pesquisadas foram as responsáveis pelas informações. A aplicação foi realizada pela própria pesquisadora e pelos funcionários treinados por esta, resguardando o direito do anonimato das pesquisadas. Este questionário foi composto por 15 perguntas que permitiram obter dados sobre: faixa etária, classe de anovulatório (oral-21 ou 35cpr, injetável-mensal ou trimestral), tempo de uso, orientação recebida, o conhecimento do modo de uso, se houve gravidez durante o uso do anticoncepcional, efeitos adversos.
RESULTADOS:
Os dados mostram que 56 mulheres estavam na faixa etária de 20 a 29 anos. Quase a metade, usa anovulatório oral. A maioria utilizava há mais de dois anos e afirmaram ter recebido orientações farmacêuticas. Dentre estas mulheres 26 estavam iniciando o uso e 12 estavam reiniciando. Das que estavam iniciando 13 sabiam o dia correto de início do anovulatório. Com relação ao período correto de início da próxima cartela, 29 responderam corretamente e apenas 9 não sabiam a resposta certa. Vinte e três mulheres fazem a administração do medicamento na mesma hora à noite, 38 nunca se esqueceram de usar seu anovulatório. Com o esquecimento pode ocorrer uma diminuição da eficácia, e desta forma uma gravidez não planejada. Somente 4 mulheres já tinham engravidado durante o uso de seu anovulatório, mas tomavam de maneira falha seu medicamento. As reações adversas mais comuns dos anovulatórios foram ganho de peso, dor de cabeça, alteração de humor, dor abdominal e alteração de humor. Em razão desses sintomas, 11 mulheres já tinham parado de usar em algum momento seu anovulatório e a maioria nunca interrompeu o tratamento. Esses resultados podem ser utilizados como subsídio para uma política de dispensação de anticoncepcional eficaz e segura, permitindo assim o planejamento familiar.
CONCLUSÃO:
Metade das mulheres usa anovulatório oral e a outra metade injetável mensal; todas receberam orientação no ato da dispensação; as mesmas possuíam o conhecimento sobre o modo de uso; a minoria sabia o que fazer frente ao esquecimento da administração; a maioria usava o seu anovulatório na mesma hora da noite; o ganho de peso foi a reação adversa mais relatada; algumas mulheres em alguma época já haviam usado um anovulatório e devido a alguma reação adversa pararam com o uso e voltaram a utilizar.
Palavras-chave: Anovulatório, Boa Vista, Assistência Farmacêutica.