Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
FUNGOS DO SOLO DE SAVANA – RESULTADOS PRELIMINARES DO CAMPO EXPERIMENTAL ÁGUA BOA-EMBRAPA/RORAIMA – 2010.
Ângela Cristine Scaramuzza dos Santos 1
Daniele Rocha Silva 1
Suena Márcia Barbosa dos Santos 1
Kellen Souza Rodrigues 2
Eliane dos Santos Simas 3
Silvana Tulio Fortes 4
1. Acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas-UFRR / Bolsista PIBIC UFRR
2. Acadêmica de Bacharelado em Ciências Biológicas-UFRR / Bolsista PIBIC CNPq
3. Acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas-UFRR / voluntária
4. Centro de Estudos da Biodiversidade-Laboratório de Micologia-UFRR / orientadora
INTRODUÇÃO:
Os fungos são microrganismos eucariontes, heterotróficos, encontrados do Ártico ao Antártico, sendo mais comuns e abundantes nas regiões tropicais e subtropicais. O solo é considerado um dos principais habitats para os fungos, os quais são encontrados em comunidades que variam de 104 a 106 organismos por grama. Desempenham funções de grande importância no ecossistema terrestre atuando como decompositores e facilitando a reincorporação de nutrientes ao solo. As savanas de Roraima, conhecidas como “lavrado”, representam o maior contínuo de savanas do bioma Amazônia, abrigando 70% da ecorregião das Savanas das Guianas. Esta região inclui diversificados ecossistemas, que formam um grande mosaico de fitofisionomias vegetais, o que reflete em grande diversidade biológica no solo e, conseqüentemente de recursos naturais ainda pouco conhecidos. O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) foi criado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com o objetivo central de articular a competência regional e nacional, para que o conhecimento da biodiversidade brasileira seja ampliado e disseminado de forma planejada. Neste contexto, o presente estudo visa o inventário de fungos do solo das Savanas de Roraima.
METODOLOGIA:
O estudo foi conduzido na grade do PPBio no Campo Experimental Água Boa - EMBRAPA-RR, Núcleo Regional Roraima. Amostras compostas de solo foram coletadas em quatro das 22 parcelas da grade entre fevereiro e março de 2010. O solo foi processado pelo método de diluição seriada seguido de plaqueamento em superfície em placas contendo meio Saboraud suplementado com Cloranfenicol (400mg/L), em triplicata. As placas foram incubadas em estufa a 25-30ºC por até sete dias. As colônias fúngicas foram isoladas, purificadas e transferidas para tubo de ensaio contendo meio Sabouraud. Concomitantemente foi preparado o cultivo em lâmina das colônias purificadas. A identificação taxonômica dos espécimes isolados foi realizada por observações da macromorfologia das colônias e micromorfologia do cultivo em lâmina.
RESULTADOS:
A análise dos resultados revelou o isolamento de 26 espécimes de fungos filamentosos, classificados em oito taxa, sendo a maioria constituída por fungos mitospóricos (Deuteromycete) Aspergillus grupo niger, Aspergillus grupo candidus, Geotrichum, Paecilomyces e Penicillium, representantes da família Moniliaceae e Cladosporium e Fonsecaea pedrosoi, representantes da família Dematiaceae. Além disso, o Filo Ascomycete, ordem Eurotiales, Família Trichocomaceae, foi representado pelo gênero Byssochlamys, teleomorfo de Paecilomyces. Em termos de distribuição dos fungos na área estudada, verificou-se que todos os taxa são abundantes, não ocorrendo nenhum comum, ocasional ou raro. Vale ressaltar que houve predominância dos Moniliaceae em detrimento dos Dematiceae sendo o gênero Geotrichium, representado por um único espécime.
CONCLUSÃO:
Novos esforços são necessários para complementar este inventário de fungos do solo das savanas de Roraima, além da identificação taxonômica em nível de espécie dos fungos isolados até o momento.
Instituição de Fomento: PIBIC/UFRR; PIBIC/CNPq
Palavras-chave: deuteromicetes, micobiota, lavrado.