Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
COLONIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA DE INVERTEBRADOS (MYTILIDAE, NAIDIDAE E CHIRONOMIDAE) EM SUBSTRATO ARTIFICIAL NO RIO BAÍA
Daniele Sayuri Fujita 1
Alice Michiyo Takeda 2
1. Instituto Federal de Roraima/Campus Amajari
2. Universidade Estadual de Maringá/DBI/Nupelia
INTRODUÇÃO:
Superfícies sólidas são usualmente colonizadas, por organismos sésseis ou com movimentos restritos, quando submergidas na água. Este processo biológico inicia-se primeiramente pela colonização de bactérias e outros microrganismos (biofilme) e, posteriormente, por organismos multicelulares. O desenvolvimento deste biofilme, não serve somente como fonte de alimento para os invertebrados, como também podem permitir melhores condições para a colonização ou, até mesmo, uma forma de atração para outras espécies. Investigações sobre a colonização de invertebrados em substratos artificiais tem sido realizadas em diversos ecossistemas aquáticos, sendo importantes para examinar a composição e distribuição. Experimentos de colonização permitem conhecer a fauna de invertebrados presentes em uma área, como também, possibilitam a análise das mudanças que ocorrem na composição da comunidade ao longo do tempo. O objetivo desta pesquisa foi abordar estudos sobre a composição, abundância e riqueza da assembleia de invertebrados em substrato artificial relacionando-as com as variáveis ambientais.
METODOLOGIA:
Para a realização deste experimento foram utilizados substratos artificiais confeccionados com duas placas de madeira dispostas em X (20 cm de comprimento, 10 cm de largura e 1,5 cm de espessura). Em 06 de fevereiro de 2007, foram instalados no rio Baía 36 substratos. Estes substratos foram amarrados a uma boia ancorada ao fundo do rio Baía, para permanecerem suspensos na coluna de água. Mensalmente foram retirados aleatoriamente três substratos, raspados integralmente com auxílio de um pincel e todo o material imediatamente fixado em álcool 70%. Os invertebrados aquáticos foram separados e contados, utilizando-se microscópio estereoscópico. Durante o estudo, algumas variáveis físicas e químicas da água (temperatura da água, oxigênio dissolvido, pH, turbidez e velocidade) foram medidas através de aparelhos digitais, concomitantemente às coletas biológicas.
RESULTADOS:
Os dados das variáveis ambientais mensuradas durante o estudo foram sumarizadas em uma análise de componentes principais. Os dois primeiros eixos retidos para a interpretação sumarizaram 69,87% da variabilidade total dos dados (eixo 1: 47,53; eixo 2: 22,34). Pela ordenação, foi observada sazonalidade quanto aos fatores abióticos, com os meses de janeiro e fevereiro agrupados devido aos maiores valores de temperatura e turbidez, enquanto que julho e agosto por maiores valores de oxigênio dissolvido e menores temperaturas. Os substratos foram colonizados por 9.626 indivíduos, sendo Limnoperna fortunei, Naididae e larvas de Chironomidae os táxons mais abundantes. Naididae e larvas de Chironomidae foram registrados desde a primeira amostragem (março), enquanto que L. fortunei somente registrado a partir de maio, atingindo maiores densidades ao final do período de exposição dos substratos. Neste estudo foram identificadas 9 espécies de Naididae (Oligochaeta) e 36 morfoespécies de larvas de Chironomidae (Diptera), o processo de colonização ocorreu em duas fases, em março (primeira coleta após a imersão dos substratos) e em julho. A ordenação (escalonamento multidimensional não-métrico) mostrou similaridade da assembleia de invertebrados a partir do mês julho.
CONCLUSÃO:
Estudos que avaliam a colonização de invertebrados em substratos, em geral, são realizados em curtos períodos (10 a 30 dias), sendo a textura do substrato, a disponibilidade de recurso alimentar e as características ambientais os principais fatores que influenciam a colonização. No presente estudo, observou-se que o processo de colonização em substrato artificial pela assembleia de invertebrados também foram influenciados pela sazonalidade e a composição da fonte colonizadora.
Instituição de Fomento: CT-HIDRO/CNPq (Processo nº 50.7675/2004-5); Nupelia/UEM (apoio logístico); Bolsista CNPq – 140428/2006-2
Palavras-chave: Invertebrados aquáticos, Colonização, rio Baía.