Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM BOA VISTA-RR: UM ESTUDO NAS EMPRESAS TRANSPORTADORAS
ILSON MEIRELES SILVA 1
ESTEFANIA CARNEIRO DA SILVA 2
ADRIANA FERREIRA SOUSA 3
ANTONIA ALVES GOMES 4
SANDRA KARINY SALDANHA DE OLIVEIRA 5
1. FACULDADE ATUAL DA AMAZÔNIA - FAA
2. FACULDADE ATUAL DA AMAZÔNIA - FAA
3. FACULDADE ATUAL DA AMAZÔNIA - FAA
4. FACULDADE ATUAL DA AMAZÔNIA - FAA
5. FACULDADE ATUAL DA AMAZÔNIA - FAA
INTRODUÇÃO:
Os Resíduos da Construção Civil-RCC compõem os mais variados tipos de resíduos gerados nos centros urbanos, são materiais oriundos da Construção Civil gerados em diferentes fases sendo elas de novas construções, reformas ou demolições. Atualmente, tem sido uns dos principais problemas ambientais, afetando os recursos naturais, os ecossistemas e a saúde pública. A gestão dos RCC atualmente, tem sido uns dos principais desafios aos governantes,mesmo com a existência de um conjunto de leis ambientais e de normas técnicas fundamentais que estabelecem diretrizes especifícas para a gestão adequada deste tipo de resíduo. O presente trabalho teve como objetivos, verificar se o município de Boa Vista exige licenciamento ambiental para as empresas de remoção de RCC. Averiguar se as empresas que transportam RCC tem o conhecimento da resolução do Conama nº 307/2002. Fazer uma estimativa relacionada a quantidade de RCC gerados no município de Boa Vista.
METODOLOGIA:
A pesquisa de campo foi realizada nas cinco principais empresas transportadoras de RCC e teve por finalidade averiguar junto à Prefeitura do Município de Boa vista – PMBV, se estas empresas atendem as determinações ambientais legais vigentes e se executam transporte adequado para os resíduos da construção civil, bem como verificar onde são depositados. Foram entrevistados os gestores das empresas transportadoras de RCC, a partir de perguntas abertas e fechadas sobre quais os tipos mais comuns de resíduos gerados e coletados. E quais são as diretrizes estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores no município.
RESULTADOS:
Verificou-se que as empresas entrevistadas tem o conhecimento da Resolução CONAMA n° 307/02, que estabelece diretrizes e critérios para minimizar o impacto causado pelos RCC, porém quando questionados sobre a deposição adequada destes resíduos percebe-se que os mesmos não cumprem a resolução. No tocante a legislação ambiental exigida pelos os orgãos competentes, percebeu-se que as empreas não possuem cadastro nestes estabelecimentos, o que dificulta a fiscalização por parte do município.Porém, as mesmas dizem serem cadastradas junto a Prefeitura, ao que não se verificou na pesquisa in locu. De acordo com as empresas, por dia aproximadamente 10 contêiner são locados, cada contêiner suporta 5m³ de resíduos, o que significa um volume de aproximadamente 250m³ dia de RCC gerados no município de Boa Vista. De acordo com os gestores das empresas transportadoras, 80% destes resíduos são comercializados para os municípes, sendo destinado para o aterro sanitário apenas 20% do volume de resíduos gerados.
CONCLUSÃO:
No município de Boa Vista quando se trata da produção dos resíduos da construção civil, pela sua quantidade já é possível à instalação ou implantação de empresas como, por exemplo, de britagem, de restos de materiais tipos cerâmicos oriundos de novas construções, reformas e demolições que após passarem por processos de beneficiamento poderiam ser reutilizados como matéria prima, como na fabricação de adobes, mourões, meio fios, pavimentação de calçadas etc.
Palavras-chave: RCC, Empresas, Legislação Ambiental.