Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS EM LAGO NATURAL DA SAVANA DE BOA VISTA/RR.
Maria Aparecida Neves 1
Larisse Freitas Tajujá 2
Lucília D Pacobahyba 3
1. Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais - PRONAT/UFRR
2. Acadêmica do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UFRR
3. Profa. Dra. CBio/PRONAT/UFRR
INTRODUÇÃO:
As macrófitas constituem uma perplexa assembléia de hábitos de crescimento e possuem uma grande plasticidade morfo-anatômica. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento das macrófitas aquáticas de um lago natural em um ecossistema de savana no sudoeste de Boa Vista. Essencialmente formador de drenagem, este lago apresenta um diâmetro de aproximadamente 1.450 metros, com profundidades variando de 0,5 a 4,0 metros no período de cheia, reduzindo significativamente o volume de água durante a seca, quando permanecem apenas alguns poços com até 2,0 metros. O clima da região é tropical úmido tipo A subtipo Awi (classificação de Köppen), temperaturas médias mensais oscilando entre 23 e 31 graus Celsius e precipitação média anual de 1.750 mm.
METODOLOGIA:
Foram realizadas seis excursões, no período compreendido entre setembro 2006 (final do período de chuvas) à março de 2007 (final do período seco), onde coletou-se água para determinação dos fatores abióticos (pH, oxigênio dissolvido e temperatura) e material botânico, para identificação das espécies, o qual foi depositado no Herbário da Universidade Federal de Roraima.
RESULTADOS:
Não se registrou variação significativa nos valores de pH (7,04 a 7,65) em ambos os períodos. No período de cheias o oxigênio dissolvido apresentou uma variação de 1,3 a 9,8mg/L e a temperatura da água variou de 26 à 33,3 graus Celsius. No período seco o oxigênio variou de 2,5 a 9,7mg/L e a temperatura da água de 26,5 à 29,1 graus Celsius. Identificaram-se as formas biológicas, acompanhou-se a zonação e a substituição das espécies a medida em que ocorriam alterações sazonais no ambiente. Coletaram-se no total 26 espécies: sete (cheia), dez (seco), nove (perenes); distribuídas em 12 famílias: Lentibulariaceae, Araceae, Cabombaceae, Cyperaceae, Nymphaeaceae, Alismataceae, Poaceae, Leguminosae, Lamiaceae, Scrophulariaceae, e Menyanthaceae, todas com representantes em ambos os períodos.
CONCLUSÃO:
A família Cyperaceae apresentou o maior número de espécies. As formas de vida mais freqüentes foram anfíbias e emergentes.
Instituição de Fomento: CAPES; CNPq
Palavras-chave: macrófitas, lagos de savana, Roraima.