Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
TRABALHO E IDENTIDADE: Estudo da constituição da identidade profissional
Arieche Kitiane Silva Lima 1
Calvino Camargo 2
1. Graduanda em Psicologia/UFRR-pesquisadora arieche_lima@hotmail.com
2. Professor Dr. Orientador-Departamento de Psicologia/UFRR
INTRODUÇÃO:
O trabalho é um fazer através do qual o ser humano tece relações singulares com a natureza e com os seus semelhantes; insere-se, de forma diferenciada no processo histórico e cultural, assume a condição de produtor de sua subsistência e participa do processo de modificação da natureza. Neste ensaio, a relação entre psicologia e trabalho foi discutida tomando como referência a concepção do trabalho como um fazer especializado, ocupa, na sociedade contemporânea o status de profissão, o que implica em um processo de escolha, de decisão, de constituição e de afirmação da identidade profissional.
METODOLOGIA:
Por ser objetivo dessa investigação, identificar, descrever e analisar os aspectos psicossociais do universo que cerca o trabalho e o processo de constituição da identidade profissional, optou-se pela pesquisa bibliográfica, tendo como suporte teórico principal Bohoslavsky (1977) e Borges e Yamamoto (2004).
RESULTADOS:
Constatou-se que a identidade profissional pode ser definida como uma forma de orientação dos afetos e de organização das identificações, sustentada pelos vínculos com determinadas atividades ocupacionais, definidas por conjuntos de regras e princípios que instituem uma profissão, referenciada em um determinado contexto sócio-cultural. É geralmente durante a juventude que a pessoa constrói o seu projeto profissional, este é permeado por inúmeras questões que podem indicar ou não o melhor caminho a ser seguido, uma escolha ocupacional envolve a definição das futuras experiências, significando principalmente a definição de quem ser, muito mais do que a escolha do que fazer. O processo de construção da identidade profissional é multifatorial, ou seja, está associado a aspectos econômicos, sociais, educacionais, familiares e psicológicos, este último diz respeito aos interesses, habilidades, traços de personalidade, valores, expectativas e maturidade. Tendo em vista esta multiplicidade de aspectos, psicólogos elaboraram diversos instrumentos de medida e de análise dos fatores que influenciam a escolha profissional, tais instrumentos, utilizados em conjunto e/ou associados a atendimento, fornecem uma variedade de informações sobre as possibilidades de escolha de cada sujeito.
CONCLUSÃO:
O trabalho e o bem-estar proveniente do mesmo ocorrem quando o sujeito possui um projeto ocupacional que lhe permita atender as demandas básicas relacionadas à sua subsistência, as suas identificações, desejos e papéis sociais de sua preferência. A Psicologia pode auxiliar no processo decisório de inúmeras maneiras, uma delas é através do uso de instrumentos psicológicos que possibilitam uma visualização dos aspectos mais relevantes para cada pessoa durante a escolha profissional.
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Roraima
Palavras-chave: Psicologia, escolha ocupacional, avaliação psicológica.