Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
DIATOMÁCEAS DO IGARAPÉ CARANÃ, NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA, RR
Francisca Edjane Marcelino Magalhães 1
Anielle de Sousa da Conceição 2
Lucilia Dias Pacobahyba 3
1. Mestranda do curso de Recursos Naturais da UFRR
2. Acadêmica do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas da UFRR
3. Profa. Dra. CBio/PRONAT/UFRR
INTRODUÇÃO:
As algas diatomáceas são organismos microscópicos predominantes unicelulares de vida livre, mas podem também formar filamentos ou colônias, envoltos por uma mucilagem. São componentes importantes dos ambientes de água continentais, onde é importante fonte alimentar para a fauna aquática. Atualmente as diatomáceas estão representadas por 250 gêneros e 100.000 espécies, que apresentam ampla distribuição geográfica (cosmopolita), ocorrendo ao longo de rios, em estuários, em lagos, no ambiente marinho, sobre diversos substratos, sendo também observados em ambientes úmidos, gelos e águas termais. As diatomáceas diferem de outros grupos de algas por apresentarem uma membrana básica e continua, constituída de pectina, sobre a qual se deposita uma camada de acido sílico, formando assim uma carapaça resistente, denominada frústula, que é constituída de duas metades (valvas) as quais se encaixam uma na outra. O presente estudo teve como objetivo identificar a diatomoflora epífita em substrato orgânico presente no igarapé Caranã, município de Boa Vista, Roraima, visando a implementação de medidas mitigadoras para preservação da qualidade da água e para o desenvolvimento de políticas publicas e ambientais
METODOLOGIA:
O igarapé Caranã, localiza-se na região noroeste da cidade de Boa Vista, Roraima, corre sentido norte/sul e suas cabeceiras encontram-se a oeste da cidade, formando um complexo de lagos sazonais e perenes. As coletas foram feitas em duas etapas, a primeira nos meses de novembro, dezembro de 2009 e janeiro de 2010 e a segunda em abril, maio e junho de 2010, abrangendo o período seco e chuvoso da região. As amostras foram submetidas à oxidação, e montagem de lâminas para melhor observação das características diacríticas. A preparação das lâminas foi efetuada com base em literaturas, ao termino desse processo as lâminas foram montadas, utilizando a resina Naphrax (Índice de Refração = 1,74) como meio de montagem.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos revelaram que, as famílias mais abundantes foram: Eunotiaceae 42%, Gomphonemataceae (17%), Pinnulariaceae (6%) e Amphipleuraceae (17%); as menos abundantes foram Fragilariaceae (4%) e Brachysiraceae (3%).
CONCLUSÃO:
As famílias mais abundantes são indicadoras de águas acidas e ambientes poluídos.
Instituição de Fomento: CAPES; CNPq
Palavras-chave: diatomáceas, Boa Vista - RR, igarapé Caranã.