Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
COMERCIALIZAÇÃO DE MARACUJÁ NAS FEIRAS MUNICIPAIS EM BOA VISTA, RORAIMA
Isabel Santos Diniz 2
Pablo Lima de Souza Cruz 2
Raphael Henrique da Silva Siqueira 2
Diego Lima de Souza Cruz 3
José Beethoven Figueiredo Barbosa 4
Edvan Alves Chagas 5
1. Prefeitura Municipal de Boa Vista.
2. Universidade Federal de Roraima. Estudantes de Graduação e Bolsistas PIBIC-CNPq.
3. Universidade Federal de Roraima. Mestrando em Agronomia e Bolsista PIBIC-CNPq.
4. Prof. Dr. do Departamento de Fitotecnia na UFRR. Orientador.
5. Pesquisador. Dr. da EMBRAPA-RR. Colaborador.
INTRODUÇÃO:
A cultura do maracujá (Passiflora edulis) está entre as principais culturas plantadas no estado de Roraima, sendo grande a procura pelo fruto nas feiras locais e em outros estados. Diversos fatores contribuem para o bom desempenho desta cultura no estado, dentre eles as condições agroclimáticas favoráveis, a disponibilidade de recursos naturais e a boa aceitação do fruto no mercado local, gerando boa rentabilidade para o produtor. O maracujá é comercializado em sacos, sendo o preço do saco em torno de R$ 40,00 (quarenta reais). Os maiores volumes de frutos são comercializados na feira do Produtor e na feira do Passarão. O presente trabalho teve como objetivo de avaliar o desempenho da comercialização de frutos de maracujá nas duas principais feiras municipais de Boa Vista, no período de 2005 a 2009.
METODOLOGIA:
Os dados foram coletados e fornecidos pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Roraima – SEAPA. E pela análise comparativa dos dados foi mensurada a comercialização.
RESULTADOS:
Pôde-se observar que, maiores quantidades de sacos de maracujá foram comercializados na feira do Produtor, com 4.775 sacos/ano-1, enquanto que na feira do Passarão se comercializou 2.286 sacos/ano-1. Na feira do Produtor, a venda desse fruto sofre pouca variação ao longo do ano, pois o produtor colhe os frutos semanalmente, logo a produção é quase constante. Nesta feira, os meses com maiores volumes médios de venda foram junho e setembro, com 923 e 585 sacos/mês-1 respectivamente, havendo pouca variação nos outros meses. Na feira do Passarão os meses de maior comercialização têm sido janeiro e fevereiro, com 190 e 177 sacos/mês-1 respectivamente.
CONCLUSÃO:
Estes números não representam a produtividade de maracujá no estado, devido ao fato de que grande parte do que é produzido, é exportado para os mercados vizinhos e principalmente para o estado do Amazonas. Grandes volumes de frutos de melhor qualidade são comprados pelo mercado amazonense, o que é considerado um mercado em forte expansão pelo produtor Roraimense.
Palavras-chave: Passiflora edulis, produtividade, feiras municipais.