Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
AVALIAÇÃO DE FRUTOS-SEMENTE DE AÇAÍ EM CINCO SUBSTRATOS EM RORAIMA.1
Pablo Lima de Souza Cruz 2
Raphael Henrique da Silva Siqueira 2
Diego Lima de Souza Cruz 3
Washington Luis Manduca da Silva 2
José Beethoven Figueiredo Barbosa 4
Edvan Alves Chagas 5
1. Prefeitura Municipal de Boa Vista.
2. Universidade Federal de Roraima. Estudantes de Agronomia e Bolsistas PIBIC-CNPq.
3. Universidade Federal de Roraima. Mestrando em Agronomia e Bolsista PIBIC-CNPq.
4. Prof. Dr. do Departamento de Fitotecnia na UFRR. Orientador.
5. Pesquisador. Dr. da EMBRAPA-RR. Colaborador.
INTRODUÇÃO:
O açaí (Euterpe oleracea) é a arecaceae frutífera tropical-amazônica mais consumida no mercado brasileiro. Maior parte da produção é de origem extrativista, sendo o seu cultivo muito incipiente e vários aspectos técnicos podem ser melhorados no sistema de produção. A germinação das sementes pode ser afetada por fatores internos, como a dormência, viabilidade e potencial de germinação da espécie e também por fatores externos como a disponibilidade de água (na semente e no substrato de germinação), luz, gases (O2) e temperatura. Um bom substrato é aquele que proporciona condições adequadas à germinação e/ou surgimento e desenvolvimento do sistema radicular da muda em formação. Com o objetivo de otimizar a produção de mudas desta espécie, desenvolveu-se o presente trabalho na área do viveiro de plantas nativas da UFRR, localizado no Centro de Ciências Agrárias durante os meses de Abril a Junho de 2008.
METODOLOGIA:
O teste foi realizado num canteiro no solo com dimensões de 10 m de comprimento, 1m de largura e 15cm de profundidade, no qual foi dividido em cinco parcelas de 2x1m cada. Os tratamentos foram Solo Natural (NT) classificado como Latossolo Amarelo, Areia (AR), Folhas (FO), Raspa de Madeira (RM) e Substrato Completo (SC) – com 40% solo peneirado, 40% de palha de arroz carbonizada, 10% vermiculita, 5% cinza de palha de arroz e 5% de raspa de madeira. Complementado com 500g de calcário para cada 1000 L de substrato e 200g de NPK (10-10-10). O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado. Cada parcela continha quatro repetições (linhas de 1m e 5cm de profundidade) de 40 frutos-semente cada. Os dados de germinação foram tabelados e analisados no programa estatístico SAEG, o teste de médias utilizado foi o teste de Tukey ao nível de 5% de significância.
RESULTADOS:
Foram observadas diferenças significativas para os substratos. A maior taxa de germinação foi encontrada no substrato NT (41,87%-a), que não diferiu estatisticamente de RM (27,5%-ab) e SC (25%-abc). Os menores índices foram encontrados em FO (12,5%) e AR (5%).
CONCLUSÃO:
Conclui-se que o substrato com solo natural (NT) pode apresentar melhores resultados de germinação e ainda diminuir os custos de produção.
Palavras-chave: Euterpe oleracea, Produção de mudas, Germinação.