Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 4. Educação Básica
A RELAÇÃO AFETIVA: PROFESSORA-ALUNOS NA DISCIPLINA DE ESPANHOL – ESCOLA ESTADUAL ANA LIBÓRIA
Douglas Rafael Cavalcante da Silva 1
Rafaela Lamounier 1
Alrenir de Alencar Guelfe 1
Simone Shiptosqui 1
Maria Aparecida F. B. Fernandes 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
3. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
4. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
5. Profa.Msc. - IFRR -Orientadora
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa tenciona discutir as relações afetivas que colaboram no processo ensino-aprendizagem tendo a finalidade de detectar as relações subjetivas entre professora e alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Ana Libória,na disciplina de Espanhol, a partir do objetivo que foi de investigar as interações subjetivas e a afetividade suscitada entre professores-alunos,aluno-professor e aluno-aluno. Em que os alunos relataram o seu olhar em relação a disciplina, a metodologia utilizada pelo professor em sala de aula, o professor relatou a sua experiência e a sua visão em que perpassa a educação em nosso estado. Desta forma se faz necessário se perceber que a relação professor e aluno, aluno e professor e aluno e aluno que ocorre em conjuntura micro, na sala de aula, está relacionado e sofre interferência da macro relação existente na sociedade.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada na pesquisa foi um Estudo de Caso, que segundo Yin (2003, p.32) “um Estudo de Caso é uma investigação empírica que busca compreender um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real, especialmente quando os limites entre fenômeno e o contexto não estão claramente definidos”.
A referida pesquisa foi realizada na Escola Ana Libória, e envolveu alunos do 2º Ano do Ensino Médio e a Professora de Espanhol, em que expõe a relação afetiva nas situações de ensino e aprendizagem
Foram realizadas entrevistas e questionários com perguntas semi-abertas, os pesquisados foram 26 alunos e a Professora de Espanhol, os quais consolidaram a pesquisa. Os questionários foram elaborados com perguntas abertas.
RESULTADOS:
A análise foi realizada a partir do Corpus da pesquisa que foram os alunos do 2º ano do Ensino Médio e a professora de Espanhol.
Os alunos ao responderem o questionário, afirmaram que no que se refere a relação entre eles e a referida professora é de Bom a Ruim, em que sua predominância é no regular com 77%. Os alunos especificaram o relacionamento com a professora, através das seguintes representações: Impaciente, Ignorante, Chata e Normal.
A professora a ser entrevistada , afirmou que para ser um bom professor se faz necessário:
“Acima de tudo paciente. Com a educação(sistema)infelizmente,não se pode fazer muito.”
(Professora W)

CONCLUSÃO:
Nesta pesquisa podemos destacar que a professora e os alunos, no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Espanhol, são sujeitos ativos na construção do conhecimento e a afetividade é essencial no desenvolvido da construção cognitiva de uma segunda língua.Se fazendo necessário que as melhorias da qualidade de ensino, promova no professor a sua auto-estima, tornando assim a sua atividade acadêmica prazerosa.
Palavras-chave: afetividade, ensino-aprendizagem, espanhol.