Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
FARMACOLOGIA DOS INIBIDORES SELETIVOS DA RECAPTAÇÃO DA SEROTONINA
ANDREAS BARREIROS OESTEREICH 1
PAULO TAMASHIRO FILHO 1
JOSÉ GERALDO TICIANELI 1
1. Farmacêutico Pós-graduando em Farmacologia Clínica Faculdade Cathedral
2. Prof. MSc. - Faculdade Cathedral - Orientador
3. Prof. Dr. - Faculdade Cathedral - Co-orientador
INTRODUÇÃO:
A partir dos anos 50 ocorre o desenvolvimento dos antidepressivos inibidores da monoamino oxidase (IMAO) e dos antidepressivos tricíclicos (ADT). Esses medicamentos deram origem a duas teorias que visam explicar a bioquímica da depressão. A hipótese monoaminérgica que acredita ser a deficiência na liberação de neurotransmissores a causa da depressão e a hipótese de alterações dos receptores embasada na diminuição da síntese e liberação dos neurotransmissores. Neste contexto foram criados os inibidores seletivos da recaptação da serotonina, com um perfil menos problemático de tolerabilidade e segurança. Em 1971 surgiu a zimelidina um antidepressivo com a mesma eficácia dos ADT e com menos efeitos adversos. Em 1997, os ISRS correspondem a mais de 75% dos antidepressivos vendidos no mundo. Após a descoberta da zimelidina e da fluoxetina, foram lançadas novos ISRS no mercado, com maior seletividade e melhor perfil farmacocinético. Todos mantêm o perfil de eficácia dos antidepressivos atuais, mas com maior segurança. O objetivo deste artigo é sintetizar o conhecimento a cerca dos aspectos farmacocinéticos, farmacodinâmicos dos ISRS, enumerar os principais efeitos colaterais e cuidados na utilização dentro da terapêutica.
METODOLOGIA:
A metodologia aplicada no presente estudo utilizou a revisão bibliográfica de literatura bem como a pesquisa eletrônica disponíveis em bancos de dados referentes à saúde como MEDILINE/PUBMED, LILACS/SCIELO e BIREME. Os critérios de seleção para pesquisa incluíram artigos e resumos de trabalhos publicados com termos que incluíram na busca: depressão, antidepressivos tricíclicos, inibidores da MAO, inibidores seletivos da recaptação de serotonina, farmacologia, farmacocinética, entre outros, independentemente do ano de publicação.
RESULTADOS:
Apesar dos ISRS apresentarem idêntico mecanismo de ação, as diferenças estruturais interferem em seus perfis farmacocinéticos. São bem absorvidos pelo trato gastrointestinal, sendo que a presença de alimentos não afeta a biodisponibilidade. Apresentam alta ligação a proteína plasmática e possuem meia-vida que variam de 15 horas (fluvoxamina) e 15 dias (fluoxetina). Todos os ISRS são biotransformados no fígado, pelo sistema de enzimas do citocromo P-450, e posteriormente são conjugadas e eliminadas na urina. Os ISRS tem alto grau de especificidade para o sistema de recaptação de serotonina na terminação nervosa, isto causa o aumento na quantidade de serotonina (5-hidroxitriptamina) disponível, proporcionando ação direta nos receptores pós-sinápticos ou dessensibilização dos auto receptores responsáveis pela inibição da produção e liberação de 5-HT (5-hidroxitriptamina). Graças a sua ação seletiva, os ISRS possuem menos efeitos colaterais e são mais toleráveis do que os antidepressivos tricíclicos. Os efeitos colaterais podem ser divididos em: gastrointestinais, psiquiátricos, alterações do sono, fadiga, efeitos neurológicos, perda ou ganho de peso, disfunções sexuais, reações dermatológicas.
CONCLUSÃO:
Os ISRS são a classe de antidepressivos mais utilizados no planeta. A segurança é o seu maior ponto positivo, sendo rara a ocorrência de overdoses. Os efeitos adversos são bem menores do que os observados nas demais classes de antidepressivos. A disfunção sexual é a principal causa do abandono de tratamento. As interações medicamentosas são relevantes, devido a inibição do complexo de enzimas do citocromo P-450, bem como o risco de desenvolver a síndrome serotoninérgica.
Palavras-chave: ISRS, Farmacologia, Antidepressivos.