Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE BANANEIRA NO CULTIVO IN VITRO DE Coprinus comatus
Laís Bentes de Almeida 1
Cristiane Suely Melo de Carvalho 2
Ceci Sales-Campos 3
Meire Cristina Nogueira de Andrade 4
1. Aluna de Graduação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2. Mestranda em Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
3. Pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
4. Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional - CNPq/ FAPEAM - INPA
INTRODUÇÃO:
Os cogumelos são alimentos muito apreciados desde a idade antiga devido, entre outros fatores, ao seu elevado valor nutritivo e sua capacidade de degradar resíduos orgânicos. A região norte é a terceira maior produtora de banana do Brasil, o que gera uma grande quantidade de resíduos após a colheita. As folhas da bananeira possuem em sua composição uma quantidade razoável de fibras lignocelulolíticas, tornado-se um resíduo com potencial para o cultivo de Coprinus comatus, que por ser um fungo lignícola e bastante rústico, se adapta facilmente a diferentes resíduos.
METODOLOGIA:
Avaliou-se o crescimento micelial de Coprinus comatus em meios de cultura à base de resíduos de diferentes combinações de bananeira (pseudocaule, pseudocaule + folha e folha) das cultivares: Thap-Maeo, Prata-Anã Pelipita e Caipira, suplementados com farelo de trigo. Em câmara de fluxo laminar, discos de 7 mm de diâmetro, da linhagem CCO 01/01 de C. comatus, foram inoculados no centro das placas de Petri contendo meio de cultura. Em seguida, as placas foram dispostas inteiramente ao acaso em incubadora a 25 ºC. Após 24 horas, iniciaram-se as medições diárias do crescimento micelial, até que um dos tratamentos atingisse as bordas da placa de Petri.
RESULTADOS:
Verificou-se que as cultivares Thap-Maeo, Prata-Anã e Pelipita obtiveram resultados semelhantes de crescimento para todas as combinações de resíduos, cujas médias variaram de 49,8 – 60,7 mm. Já para Caipira, observou-se que o melhor crescimento ocorreu apenas no substrato à base de folha de bananeira, (62,5 mm).
CONCLUSÃO:
Assim, os resíduos de bananeira podem ser uma alternativa viável e ecologicamente correta no cultivo de C. comatus.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: cogumelos, micélio, reciclagem.