Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTOS DE ABACAXÍ NAS FEIRAS MUNICIPAIS DO PRODUTOR E DO PASSARÃO EM BOA VISTA, RORAIMA, BRASIL.1
Diego Lima de Souza Cruz 2
Pablo Lima de Souza Cruz 3
José Beethoven Figueiredo Barbosa 4
Edvan Alves Chagas 5
Raphael Henrique da Silva Siqueira 3
Washington Luis Manduca da Silva 3
1. Universidade Federal de Roraima.
2. Universidade Federal de Roraima. Mestrando em Agronomia e Bolsista PIBIC-CNPq.
3. Universidade Federal de Roraima. Estudantes de Agronomia e Bolsistas PIBIC-CNPq.
4. Prof. Dr. do Departamento de Fitotecnia na UFRR. Orientador.
5. Pesquisador. Dr. da EMBRAPA-RR. Colaborador.
INTRODUÇÃO:
O cultivo do abacaxi em ambiente de savana de Roraima é tradicional, sendo o seu cultivo consolidado pelas condições agroclimáticas favoráveis à cultura. É um fruto muito utilizado em bebidas e no consumo in natura no município, porém maior parte da produção é exportada para o estado vizinho, o Amazonas, pois apresenta um mercado consumidor maior. Com o intuito de avaliar o número de frutos de abacaxi comercializados nas duas maiores feiras de Boa Vista (feira do Produtor e feira do Passarão), realizou-se este trabalho avaliando dados com base nos anos de 2005 a 2009.
METODOLOGIA:
Os dados foram coletados e fornecidos pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Roraima – SEAPA, e analisados por professor e alunos de do curso de agronomia da Universidade Federal de Roraima – UFRR.
RESULTADOS:
Pôde-se observar pela média anual, que o volume de comercialização de unidades de frutos foi substancialmente maior na feira do Produtor (402.637,4 frutos. ano-1) em comparação com a feira do Passarão (48.006 frutos. ano-1). Na feira do Produtor, os meses de maior comercialização têm sido outubro, novembro e dezembro, com 43.875, 50.483 e 49.276 frutos/mês-1 respectivamente. Enquanto na feira do Passarão, os meses de maior comercialização foram junho, agosto e dezembro com 8.979, 5.406 e 6.568 frutos/mês-1 respectivamente. Observou-se também que a comercialização não é uniforme nas duas feiras, vez que o número de frutos comercializados varia bastante durante o ano, devido principalmente à sazonalidade da produção, que se concentra no período seco do ano e a demanda do mercado local. Quando ocorre uma saturação do produto no mercado do estado do Amazonas, consequentemente aumenta-se o volume de frutos comercializados em Roraima.
CONCLUSÃO:
Portanto, este estudo constitui uma ferramenta importante, que apóia o produtor de abacaxi no estudo de mercado e na melhor compreensão da cadeia de comercialização do abacaxi em Roraima.
Palavras-chave: Savana, Distribuição, Sazonalidade.