Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 4. Parasitologia Geral
PARASITOSES INTESTINAIS EM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), DE ESCOLAS PÚBLICAS, BOA VISTA- RORAIMA
Jucicléia Castro Eda 1
Arlene Oliveira Souza 1
1. Faculdade Cathedral
INTRODUÇÃO:
As parasitoses intestinais são enfermidades causadas por vermes e protozoários que afetam a qualidade de vida, principalmente, nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, nas áreas rurais e nos subúrbios das grandes cidades. Estudos revelam que contaminações por verminoses podem acometer a saúde das pessoas trazendo-lhes sérias complicações na vida. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que os fatores que favorecem a proliferação dos parasitos vão desde a ausência de saneamento básico, clima quente, carência alimentar, até a falta de informação.
A transmissão dos parasitas intestinais é mantida pela liberação dos estágios do ciclo de vida (cisto, ovo e larvas) nas fezes. Na maioria dos casos, as novas infecções dependem, direta ou indiretamente, do contato do homem com o material fecal e, portanto, as taxas de infecção refletem os padrões de higiene e medidas sanitárias.A prevenção por meio de medidas educativas constitui-se a forma mais segura e eficaz no combate das parasitoses. É, também, de fundamental importância a ação do poder público, através da adoção de medidas de saneamento básico, noções básicas de higiene e educação sanitária.
METODOLOGIA:
A investigação foi realizada nas Escolas Nova Canaã no bairro de mesmo nome, e Escola Francisco Cássio de Moraes, situada no União; trata-se, ambos, de bairros periféricos localizados no município de Boa Vista. Selecionou-se um grupo amostral de dezoito alunos, que representa 28,57% do total de alunos matriculados na 8ª série do período noturno, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), faixa etária 18 a 48 anos. Os referidos alunos assinaram um termo de consentimento da sua participação, compromento-se em ceder o material para a realização de exames coprocológicos.
Ainda, foi realizado levantamento de dados por meio de questionários, visando ao conhecimento dos alunos quanto a medidas de higiene e saneamento básico nos bairros. Foram realizados exames de fezes (pesquisa de helmintos e protozoários), através dos métodos Faust e Holffman na Policlínica da Faculdade Cathedral. A última etapa da pesquisa consistiu na realização de palestra na escola sobre medidas de prevenção das parasitos
RESULTADOS:
Os resultados apontaram ocorrência de parasitas intestinais por ordem de importância nas amostras de fezes. Cistos de Etamoeba coli 27,8%, Cistos de Entamoeba histolytica, 16,7%, Ascaris lumbricoides e Cistos de Endolimax nana 5,6%. Dessas espécies não são consideradas patogênicas a E. coli e E. nana. Observou-se que do total dos exames analisados, 44,4% tiveram resultados negativos. Pesquisa realizada por Vinhal (2008) num bairro periférico de Boa Vista, Roraima, contatou a presença de A. lumbricoides, E. histolytica, E. coli, E. nana em crianças carentes. Essas mesmas espécies de parasitos são citadas por Correia (2005) como as mais freqüentes em diferentes faixas etárias, sexo e classes sociais.
Neste trabalho, verificou-se do total de mulheres (61,1%) que aceitaram participar da pesquisa, 33% delas se encontravam acometidas por parasitas intestinais; e de 38,9% dos homens, 22,2% deles apresentaram resultados positivos. A confirmação desses resultados indica a gravidade do problema além da necessidade de cuidados com a água e alimentos, pois esses podem constituir-se na via de transmissão de parasitos intestinais.
CONCLUSÃO:
Os resultados dos exames indicaram que os alunos das Escolas de Jovens e Alunos, em especial nas escolas Nova Canaã e Francisco Cássio de Moraes, apresentam um resultado desfavorável à presença de parasitas intestinais, já que metade dos exames parasitológicos foi positiva. Percebe-se que essa positividade para diversas espécies de parasitas intestinais ocorre em virtude da falta de higiene e pelo fato de os alunos desconhecerem a forma de contaminação.
Palavras-chave: Parasitoses Intestinais, Saneamento Básico, Roraima.