Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 7. Saúde Materno-Infantil
PREVALÊNCIA DA OBESIDADE INFANTIL NA ESCOLA MUNICIPAL CENTENÁRIO DE BOA VISTA-RR
JOSANN FREDERICO RIBEIRO 1
MALU JOYCE DE AMORIM MACEDO 1
KELLY PRÍSCILA DA SILVA DUARTE 1
SAMARA LIBICH GUSMÃO GIGANTE 1
REBECA LIEBICH GUSMÃO GIGANTE 1
SAMANTA HOSOKAWA DIAS DE NÓVOA ROCHA 2
1. Curso de Medicina-UFRR
2. Posto de Saúde 31 de Março-SEMSA Boa Vista-RR
INTRODUÇÃO:
A prevalência de obesidade vem apresentando importante aumento em todas as faixas etárias, tanto em países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento (1,2). A de sobrepeso dobrou em crianças de seis a 11 anos e triplicou naquelas de 12 a 17 anos entre o segundo e o último National Health and Nutrition Examination Survey conduzidos em 1999 e 2000.
O aumento da prevalência de obesidade infantil é importante preditor de obesidade na vida adulta e de várias co-morbidades estabelecidas na literatura. Distúrbios psicossociais, desordens ortopédicas, disfunções respiratórias, esteato-hepatite não alcoólica, diabetes mellitus, dislipidemias e hipertensão arterial (HA) já são atualmente detectados na infância e adolescência. O presente estudo teve como objetivo o rastreo de possível sobrepeso ou obsidades em crianças de uma escola de ensino público, como parte do Programa Saúde da Escola (PSE).
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado durante as atividades do PSE na Escola Municipal Centenário do Bairro de Boa Vista-RR, em parceria com o Curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima e o Posto de Saúde 31 de Março. Participaram da atividade crianças de 4 a 14 anos de idade, onde foram pesadas e medida a altura. O Sobrepeso e obesidade foram definidos como IMC igual ou superior ao percentil 85 e 95 para idade e sexo, respectivamente, adotando-se os pontos de cortes obtidos no estudo promovido pelo The International Obesity Task Force, da OMS.
RESULTADOS:
Foram pesadas e medida a altura de 312 crianças de 4-14 anos, desse total 49,03% do sexo masculino e 50,96% do sexo feminino. Considerando o sobrepeso e obesidade valores de Indície de Massa Corporal (IMC) acima ou igual do percentil 85 encontrou-se 40,70% das crianças, sendo que 25,98% se enquadra em obesidade severa, sendo a maioria do sexo masculino (69,79%).
CONCLUSÃO:
Por fim, acreditando no princípio de que para algo se tornar um habito deve ser trabalhado desde cedo, devemos oferecer as crianças uma dieta equilibrada e motiva-las a se dedicarem a alguma atividade esportiva que lhes dê prazer, afastando-as do sedentarismo, na tentativa de minimizar o n˙mero de pessoas obesas na idade adulta. Os pais, a escola, o professor de educação física devem atuar como incentivadores desse processo, pois a prevenção da obesidade infantil parece ser o melhor caminho.
Palavras-chave: Saúde, Infantil, Educação.