Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
COMERCIALIZAÇÃO DE BANANA NAS FEIRAS MUNICIPAIS DO PRODUTOR E DO PASSARÃO EM BOA VISTA, RORAIMA, BRASIL.1
Pablo Lima de Souza Cruz 2
Raphael Henrique da Silva Siqueira 2
Diego Lima de Souza Cruz 3
José Beethoven Figueiredo Barbosa 4
Edvan Alves Chagas 5
Stéffany Araújo Martins 2
1. Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Roraima – SEAPA.
2. Universidade Federal de Roraima. Estudantes de Agronomia e Bolsistas PIBIC-CNPq.
3. Universidade Federal de Roraima. Mestrando em Agronomia e Bolsista PIBIC-CNPq.
4. Prof. Dr. do Departamento de Fitotecnia na UFRR. Orientador.
5. Pesquisador. Dr. da EMBRAPA-RR. Colaborador.
INTRODUÇÃO:
A cultura da banana é uma das mais expressivas do estado de Roraima, sendo sua produção concentrada principalmente na região sul do Estado, em área de floresta amazônica. É uma fruta bastante apreciada pelos brasileiros, sendo empregada em inúmeros tipos de doces, salgados e pratos na culinária. Grande parte da produção roraimense de banana é exportada para o estado do Amazonas, sendo o restante comercializado nas feiras de Roraima. O objetivo deste trabalho foi avaliar a comercialização de cachos de banana nas principais feiras de produtos agropecuários de Boa Vista, Roraima, nos anos de 2005 a 2009, sendo elas feiras do Passarão e do Produtor.
METODOLOGIA:
Os dados foram coletados e fornecidos pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Roraima – SEAPA, e analisados por professor e alunos de agronomia da Universidade Federal de Roraima – UFRR.
RESULTADOS:
A banana é comercializada principalmente em cachos, sendo a maior vendagem registrada na feira do Produtor, no ano de 2005 com 906.644 cachos, onde a média de cachos vendidos por mês foi de 75.386 cachos. O ano com menores vendas nesta feira foi o de 2007 com 181.952 cachos. Na feira do Passarão a maior vendagem de cachos ocorreu no ano de 2009 com 245.360 cachos, sendo 20.446 a média de cachos mensais. Observa-se que as vendas anuais e mensais de banana na feira do Passarão foram sempre menores, exceto no ano de 2007 quando as vendas na Feira do Produtor foram baixas. A média de cachos vendidos entre nos anos de 2005 a 2009 na feira do Produtor foi de 499.367, enquanto na feira do Passarão a média de cachos vendidos entre 2007 a 2009 foi de 216.693.
CONCLUSÃO:
Os números apresentados constituem uma ferramenta valiosa para o entendimento da cadeia de comercialização desta fruta, contribuindo na implementação de políticas públicas para a melhoria das condições de comercialização, logística e exportação, além da comparação do desempenho desta cultura em nível nacional e internacional.
Palavras-chave: Produção, Cachos, Cadeias de Comercialização.