Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 8. Educação Matemática
MATEMÁTICA E INTERAÇÕES SUBJETIVAS: SITUAÇÕES DE ENSINO- APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL GONÇALVES DIAS
José Nicodemos Ferreira Fernandes 1
Maria Aparecida Ferreira B. Fernandes 1
1. Prof. Msc. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima
2. Profa. Msc. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima
INTRODUÇÃO:
A interação que acontece no ambiente escolar existe um ponto de convergência entre as pessoas, por transmitir interesses intelectuais, pessoais, tecnológicos, culturais e sociais em comum entre o professor e os alunos, pois esses estão sempre se relacionando mutuamente e favorecendo o desenvolvimento da construção cognitiva.
Essa pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Matemática, com os alunos egressos no Ensino Médio, tendo como objetivo investigar e analisar as interações subjetivas, suscitadas no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática.
A metodologia utilizada na pesquisa é predominantemente qualitativa e fundamentada em um estudo de caso, através de etapas seqüenciais, tendo como enfoque o contexto do ensino, nas aulas de Matemática em que as interações ocorridas entre professor e aluno, têm um papel interventor na construção e (re) construção no cognitivo do aluno.
A interação que ocorre em sala de aula entre professor e aluno está imersa nos conhecimentos cognitivos e nas relações subjetivas, expressa nas informações e nos conhecimentos científicos desenvolvidos na construção dos conceitos matemáticos.
METODOLOGIA:
A pesquisa tem como foco o ensino e aprendizagem em Matemática, com aspectos qualitativos, segundo Denzin (2006) esse tipo de pesquisa envolve o estudo do uso e uma coleta de variedades de materiais empíricos como: experiência pessoal; entrevistas; textos observacionais e interativos, que descrevem representações significativas, rotineiras e problemáticas na vida dos indivíduos.
A Metodologia da pesquisa é o Estudo de Caso, através da investigação empírica que buscou compreender um fenômeno no contexto da sala de aula. A população participante da pesquisa foi composta pelo professor e trinta alunos do 1º ano do Ensino Médio, do período vespertino, sendo desenvolvida em etapas seqüenciais, em que no primeiro momento foi o estudo do referencial bibliográfico e no segundo momento, o levantamento das questões relacionadas às interações subjetivos se entrelaçam na busca de um mesmo foco, a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos.
RESULTADOS:
Os alunos ao se depararem com o conteúdo de Matemática atribuíram a esse conteúdo uma relação subjetiva, representadas através das seguintes emoções Tranqüilidade 20%; Confiança 7%; Satisfação 10%;
Ânimo 33%; Ansiedade 10% e Insegurança 20%.
Para Chacón (2003), as emoções estabelecem influência na estrutura cognitiva do aluno, que podem ser representados por atitudes positivas ou negativas.
Na pesquisa, os alunos descreveram sobre a interação subjetiva ocorrida no processo ensino e aprendizagem.
Se um aluno se sente bem, com o professor, principalmente de matemática, o aluno se sentirá mais confiante na hora do aprendizado.
Aluno K
De forma em que o aluno se sinta assegurado de que tudo aquilo que ele está aprendendo irá ser útil no seu dia-a-dia e no futuro.
Aluno W
Segundo Coll et al. (2000), os conceitos, as representações, as idéias e outras abstrações servem como base para a realização de tarefas intelectuais, pois o saber fazer consiste em saber utilizar objetos e informações em outras situações. A interação ressaltada a (re)construção dos conhecimentos matemáticos dos alunos.
CONCLUSÃO:
A partir da investigação realizada nessa pesquisa. A interação ocorrida entre o professor e os alunos, foi expressa através da comunicação e esta foi salientada pelos alunos. Essa interação se destaca positivamente na construção do conhecimento cognitivo dos conceitos matemáticos em sala de aula, em que o ato intencional da interação existente entre o mediador e o mediado (alunos/professor, professor/alunos), proporcionou o compartilhamento do conhecimento matemático.
Palavras-chave: Matemática, Interação, Ensino-Aprendizagem.