Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 8. Economias Agrária e dos Recursos Naturais
O ETANOL AMAZÔNICO A PARTIR DA MANIHOT ESCULENTA CRANTZ NO CONTEXTO DA ECONOMIA ECOLÓGICA
Natalino Araújo Paiva 1
Luciana Silva de Souza 2
1. Mestrando em Economia (PPGE/MINTER UFRGS-UFRR).
2. Prof. Msc. da Universidade Federal de Roraima.
INTRODUÇÃO:
Este trabalho analisa o etanol (bioetanol) produzido a partir da mandioca, (Manihot esculenta Crantz), haja vista, a recente publicação do Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar – ZAE Cana vetando sua produção, entre outros, na Amazônia Legal. O etanol em estudo é um recurso natural produzido da biomassa (cana-de-açúcar, batata, sorgo, mandioca, celulose, etc), compatível com os princípios da Economia Ecológica e as boas práticas ambientais. Essa investigação debruça-se também sobre os principais postulados publicados pelos renomados pesquisadores da Ciência Econômica Ecológica, traçando as diversas facetas dos problemas ambientais presentes e as ameaças futuras.Por fim, discute-se aspectos de eficiência comparativa de rentabilidade e produtividade entre as diversas fontes de etanol, a emissão de CO2 usando-se gasolina e etanol, o custo do etanol num panorama internacional e o uso de biomassa em detrimento de fontes fósseis.
METODOLOGIA:
Utilização do método de abordagem qualitativo. Quanto aos fins configura-se como uma pesquisa descritiva utilizando para tanto a pesquisa bibliográfica. Em relação a técnica para coleta de dados foram analisados estudos publicados a respeito do assunto de variados autores, bem como pesquisa em sítios oficiais e legislação pertinente sobre o etanol.
RESULTADOS:
Nesta análise verificou-se que os postulados da Economia Ecológica continuam válidos e mais presentes do que nunca. Isto se deve ao fato de que a antinomia entre crescimento e desenvolvimento continua colidindo, sobretudo quando a temática é o meio ambiente e o exaurimento dos recursos naturais.
Apesar de o governo brasileiro ter vetado a plantação de cana-de-açúcar para a extração de bioetanol na Amazônia, outras matérias-primas podem ser utilizadas, desde que observada a curva de possibilidade de produção e o custo de oportunidade entre produzir mandioca para abastecer as usinas de etanol ou utilizá-las na fabricação de farinhas e outros derivados. Avaliou-se que os custos de produção na Amazônia utilizando-se o modelo de produção de pequena escala em sistemas Usinas Sociais Inteligentes – USI, diferem dos custos propostos pelo fabricante.
CONCLUSÃO:
Além do mais, constatou-se em aritmética simples, a redução de emissões de CO2 com o uso do etanol frente a gasolina, é de aproximadamente 7%. Portanto, produzir etanol na Amazônia a partir da Manihot esculenta Crantz é possível, desde que sejam respeitadas as peculiaridades ambientais da região e também sejam levados em conta os aspectos de eficiência econômica.
Palavras-chave: Amazônia. Bioetanol, Mandioca, Manihot esculenta Crantz.