Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
COMERCIALIZAÇÃO DE SACAS DE LIMÃO NAS FEIRAS MUNICIPAIS DO PRODUTOR E DO PASSARÃO EM BOA VISTA, RORAIMA, BRASIL.1
Diego Lima de Souza Cruz 2
Pablo Lima de Souza Cruz 3
Raphael Henrique da Silva Siqueira 3
Lindemberg de Matos Galvão 3
José Beethoven Figueiredo Barbosa 4
Edvan Alves Chagas 5
1. Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Roraima – SEAPA.
2. Universidade Federal de Roraima. Mestrando em Agronomia e Bolsista PIBIC-CNPq.
3. Universidade Federal de Roraima. Estudantes de Agronomia e Bolsistas PIBIC-CNPq.
4. Prof. Dr. do Departamento de Fitotecnia na UFRR. Orientador.
5. Pesquisador. Dr. da EMBRAPA-RR. Colaborador.
INTRODUÇÃO:
A cultura do limão encontra boas condições edafoclimáticas para o seu desenvolvimento no estado de Roraima. A abundância dos recursos hídricos e do solo, o fotoperíodo e a temperatura são fatores que contribuem para o bom desempenho desta cultura, o que vem sendo refletido na exportação de frutos de boa qualidade para outros estados brasileiros. A exemplo da maioria dos produtos agropecuários roraimenses, o limão é comercializado nas duas principais feiras municipais de Boa Vista, a feira do Produtor e a feira do Passarão. No entanto, maior parte da produção é vendida às grandes redes de supermercados no estado do Amazonas, que não possui as mesmas condições climáticas favoráveis para a produção satisfatória da cultura. Com o objetivo de compreender melhor a cadeia de comercialização do limão em Roraima, fez-se o presente trabalho com dados de sacos vendidos no período de 2005 a 2009 nas duas principais feiras municipais em Boa Vista.
METODOLOGIA:
Os dados foram coletados e fornecidos pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Roraima – SEAPA. Foram feitas análises comparativas dos dados.
RESULTADOS:
Pode-se observar que na feira do Produtor foram comercializados em média 9.428 sacos.ano-1, enquanto que na feira do Passarão foram comercializados 2.784 sacos.ano-1. Na feira do Produtor, os meses de maior comercialização de sacos de limão (entre 2005 a 2009) foram junho, agosto e setembro com a respectiva média de 1.571, 1.122 e 1.257 sacos.mês-1. Já na feira do Passarão, onde o volume comercializado foi menor, os meses de maior venda de sacos de limão foram março, junho e setembro com 317, 320 e 561 sacos.mês-1 respectivamente (período entre 2007 a 2009). Pela análise da comercialização de diversos produtos agropecuários, pode-se afirmar que a feira do Produtor é a maior, em volume de comercialização, do município de Boa Vista.
CONCLUSÃO:
Portanto, este estudo se insere num contexto relevante para o setor agrícola, vez que o estudo de mercado e o entendimento da cadeia de comercialização dos produtos constituem uma ferramenta chave para o sucesso de um empreendimento agrícola.
Palavras-chave: Citrus limonum, produtividade, Feiras municipais.